Dos 140 mil eleitores passo-fundenses que devem realizar o recadastramento biométrico junto as duas Zonas Eleitorais (ZEs) do município - 33ª e 128ª - apenas 40 mil (28,5%) estão com o procedimento em dia. Em Passo Fundo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), não especificou um prazo para que os eleitores realizassem a biometria, que deve ser concluída em todo o país até 2022, entretanto, conforme adverte a chefe de cartório Sorreila Luzia Vivian, se a adesão seguir baixa, é possível que sejam estipulados prazos. Nesse caso, o não comparecimento acarretará na perda do título de eleitor.
- A ideia é que as pessoas compareçam as ZEs de forma espontânea, evitando a formação de longas filas na data limite, lá em 2022. Porém, se isso não ocorrer, é possível que o TRE/RS determine uma data limite. Nesse caso, quem não comparecer, terá seu título de eleitor cancelado e ficará sujeito as penalidades relacionadas - explica.
Em Ernestina, Mato Castelhano, Coxilha e Pontão, municípios vinculados a 33ª e 128ª zonas eleitorais, o período para realização da biometria já foi encerrado. Até a data limite, os 497 municípios do estado terão que ter finalizado o procedimento.
Documentação
Desde outubro de 2015 todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados. Nesse contexto, o eleitor que ainda não efetuou a coleta da digital deve procurar o cartório eleitoral de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, com documento de identificação original e comprovante de endereço. É possível, ainda, agendar horário através do site do TRE/RS, no link "eleitor e eleições".
- Nossos cartórios têm estrutura pequena, então, é importante que o eleitor faça esse pré-agendamento que dinamiza o trabalho dos servidores e evita que ele aguarde o atendimento por muito tempo - sugere Sorreila.
Nas próximas semanas, a fim de estimular o comparecimento dos eleitores, as zonas eleitorais do município irão promover uma campanha junto aos meios de comunicação.
O eleitor que não tem certeza se já realizou o recadastramento deve verificar no canto superior direito de seu título de eleitor. Outras dúvidas podem ser tiradas através dos telefones (54) 3313-5877 e (54) 3313-4226, ou diretamente no Cartório Eleitoral, localizado no Edifício Solaris, na rua Júlio de Castilhos, n° 60, no Centro.