OPINIÃO

Fatos 02.07.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Longa conversa

O prefeito Luciano Azevedo, PSB, e o vice-prefeito João Pedro Nunes,MDB, tiveram uma longa conversa na sexta-feira. Juntos, os dois analisaram cenários e possibilidades para as eleições de 2020. A tendência é manter a parceria que já dura quase 20 anos e o respeito mútuo marca esta amizade. Lealdade e confiança são características que indicam que os dois podem estar juntos em mais uma eleição. O indicativo foi dado pelo prefeito no Programa Sem Segredo da Rádio Uirapuru, sábado pela manhã. O prefeito considera que há muita pressa em definir e lançar candidaturas e que é preciso aguardar o tempo certo. Prometeu que vai trabalhar até o último dia do mandato e que já estabeleceu isso com a própria equipe. “Quem não quiser trabalhar até o último dia, passa a tesouraria para devolver o salário”, recomendou. Luciano também disse que mais do que nomes, as pessoas querem saber de projetos para Passo Fundo. “Ser candidato não é só criticar ou fazer pirotecnia”, completou. 

No centro

Encerrada a licença no PSB, Luciano se mantém filiado ao partido se dizendo um político de centro. “Estou convicto de que nos extremos não existe solução. O caminho é pelo equilíbrio, moderação e diálogo. Mesmo que o partido seja de centro-esquerda, o PSB compreende a minha posição e abriga pessoas de centro Brasil afora. Eu tenho uma relação com Beto que me levou para o partido e sei que o PSB tem planos políticos para mim”, disse.

Ano sabático

Depois que encerrar o mandato, Luciano terá um ano sabático. Vai se dedicar a projetos pessoas, mas em Passo Fundo e vai se preparar para enfrentar a eleição de deputado federal em 2022.

Ordem bancária

O coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso, deputado Giovani Cherini, PL, informa que já foi  paga a primeira parcela de uma emenda de sua autoria junto ao Ministério da Saúde, para o Hospital de Clínicas de Passo Fundo. O valor pago é de R$ 359,4 mil, de um total de R$ 500 mil. O dinheiro servirá para a aquisição  de dois sistemas de vídeo laparoscopia/endoscopia rápida e dois bisturis elétricos.

Pré-campanha

O vereador Márcio Patussi, pré-candidato a prefeito de Passo Fundo pelo PDT, está acertando com a Agência Critério, de Porto Alegre, para trabalhar a pré-campanha eleitoral. Um dos focos será o empreendedorismo, reforçando a cidade como a 6ª economia do Estado. Políticas sociais e a segurança estão também aparecem como prioridade.

Mais perguntas

O economista e professor da UPF, Marco Montoya, disse que a abertura de comércio entre Mercosul e União Européia vai forçar o Brasil a rever a política protecionista que tem e que o torna difícil e fechado para o resto do mundo. “O agronegócio é o único segmento econômico que consegue agir de forma mais livre”, disse. Para o economista, certamente num processo de integração econômica, depois de consolidado, o primeiro impacto é o aumento da demanda – consumo e o aquecimento das exportações e importações. No entanto, ainda há mais perguntas do que respostas: “precisamos saber de que produtos estamos falando, se serão fixadas tarifas e em quanto tempo o acordo será implementado? De qualquer forma, o agronegócio e a agroindústria devem ser os setores mais beneficiados do processo”. E, Passo Fundo, segundo ele, ainda mais porque tem uma ligação estreita com o Mercosul.

 

Vai completar um mês esta semana que a proposta de acordo para a área da Manitowoc está com o Ministério Público. O MP precisa dar parecer antes da decisão da Justiça. A proposta de acordo foi assinada pelos representantes da fabricante de guindastes, o autor da ação popular vereador Patric Cavalcanti, DEM, o prefeito Luciano Azevedo e o município representado pela PGM.  

Gostou? Compartilhe