Sala de recursos da rede auxilia desenvolvimento

as estratégias da sala de recursos são pensadas de forma colaborativa

Por
· 1 min de leitura
Atividades são desenvolvidas a educação infantilAtividades são desenvolvidas a educação infantil
Atividades são desenvolvidas a educação infantil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Crianças que possuem diferentes tipos de deficiência estão recebendo um importante auxílio na rede municipal de Educação. A sala de recursos, específica para a Educação Infantil, tem prestado atendimentos especializados com diferentes estímulos para ajudar no desenvolvimento cognitivo e motor de alunos que possuem alguma deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação. 

Lizandra Quadros Pereira, mãe da Antonia, de quatro anos, conta que as crianças gostam tanto do trabalho que não têm vontade de ir embora da sala. “Posso dizer que as crianças adoram estar na sala de recursos e ficam ansiosas por sua vez de serem atendidas. Isso é sinal de que são bem cuidadas e acompanhadas”, conta. Antonia é deficiente auditiva bilateral e estuda há três anos na rede municipal. Este ano passou a receber o apoio da sala de recursos. Ela faz diversas atividades, como música, contração de histórias, exercícios para fala e motricidade, que visam estimular suas dificuldades. “A sala é apropriada para crianças com alguma deficiência, seja ela qual for, e possui uma profissional capacitada e dedicada para atender as necessidades dos pequenos. Agradecemos o carinho e atenção da rede municipal para com nossos tesouros mais que especiais”, destaca Lizandra.

Desde uma sequência didática diferenciada a um jogo ou material de apoio lúdico, as estratégias da sala de recursos são pensadas de forma colaborativa para ampliar a aprendizagem de alunos com deficiência. Para esses esse trabalho, a rede municipal conta com a professora Amália Marques, com formação em Atendimento Educacional Especializado – AEE. 

A coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Simone Krabbe, enfatiza que “o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil é um acompanhamento extremamente enriquecedor no desenvolvimento de aluno com deficiência, uma vez que visa trabalhar as necessidades dele. Nestes atendimentos damos ênfase à estimulação, visando atender as necessidades e potencialidades, peculiares à faixa etária da Educação Infantil”, afirma.

No mês de maio de 2019, foram realizadas visitas nas escolas de Educação Infantil com o objetivo de oferecer contribuições e apoio pedagógico de forma sugestiva, referente às atividades realizadas na sala de recursos, para auxiliar o professor em sala de aula. “Dessa forma, fortalecemos o compromisso, a responsabilidade e a dedicação aos alunos com deficiência”, observa Simone.

Gostou? Compartilhe