Passo Fundo registra primeira morte por H1N1

Vítima era um homem na faixa etária de 30 anos que recebeu a vacina da gripe

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um homem na faixa etária de 30 anos é a primeira vítima do vírus Influenza A H1N1 com óbito confirmado em Passo Fundo. A morte ocorreu no dia 2 de julho, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

 

Esse é o primeiro caso de óbito notificado e confirmado pela 6ª Coordenadoria de Saúde, na região de abrangência do órgão, segundo o enfermeiro responsável pela Coordenação Epidemiológica, Gilberto Santetti. “Em todo paciente que interna com síndrome respiratória é feita a coleta de secreção respiratória e encaminhada para análise no Laboratório Central, em Porto Alegre, para identificar o vírus”, explica. De acordo com ele, o paciente vítima da gripe A, mesmo tendo recebido a vacina contra o vírus, foi hospitalizado no dia 1º de julho e teve a morte confirmada um dia depois. “Tudo depende da resposta imunológica frente à vacina. A maioria das pessoas cria uma resposta positiva à imunização. Infelizmente, não foi um desses casos”, lamenta Santetti. O paciente, como afirmou o enfermeiro, não pertencia a nenhum grupo de risco ou possuia um quadro clínico de doenças crônicas.

 

77 casos suspeitos e 5 confirmados

 

Com uma cobertura vacinal de 84,55% da população apta a receber a dose vacinal contra o vírus Influenza, como informou Santetti, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Passo Fundo monitora 77 casos suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1 em humanos e 5 casos já confirmados pelos profissionais da saúde. “Fizemos esse acompanhamento ao longo de todo o ano, mas no inverno esses índices tendem a aumentar pela aglomeração de pessoas em locais fechados e incidência de doenças”, mencionou a coordenadora do órgão fiscalizador, Raquel Carneiro.

 

Vírus da gripe matou 12 pessoas no estado

 

Ao longo deste ano, o Rio Grande do Sul teve 12 óbitos causados pela gripe, conforme apontou um boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, no dia 29 de junho. Em comparação ao mesmo período observado no ano anterior, houve uma redução de 36,4%. De acordo com o documento, as vítimas identificadas eram 10 idosos e dois bebês residentes nos municípios de Porto Alegre, Três Coroas, Sapiranga, Barra do Ribeiro, Santo Ângelo, Pinhal da Serra, Alegrete, Capão do Leão, São Gabriel e Novo Hamburgo. A maioria delas não tinha recebido a dose de imunização contra o vírus Influenza AH1N1 e suas tipificações, como o H3N2, Influenza B e Influenza A não tipificada.

Gostou? Compartilhe