Rompimento de tubulação danifica documentos e urnas eletrônicas

Cartório Eleitoral da 33ª Zona suspendeu antendimentos depois que parte do teto cedeu

Por
· 1 min de leitura
As suspeitas é de que um cano de um dos apartamentos tenha provocado o incidente. Atendimento será normalizado nesta quinta (11)As suspeitas é de que um cano de um dos apartamentos tenha provocado o incidente. Atendimento será normalizado nesta quinta (11)
As suspeitas é de que um cano de um dos apartamentos tenha provocado o incidente. Atendimento será normalizado nesta quinta (11)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um rompimento em uma tubulação predial, na manhã de quarta-feira (10), danificou documentos e urnas eletrônicas no Cartório Eleitoral da 33ª Zona, localizado próximo ao Colégio Protásio Alves, em Passo Fundo.


O atendimento externo aos eleitores, conforme explicou a Chefe de Cartório da 33ª e 128ª Zona Eleitoral, Sorreila Luzia Vivian, foi suspenso ao longo do dia depois que os danos estruturais foram identificados. “Quando chegamos para trabalhar, estava tudo inundado e o teto, em duas salas, cedeu”, recorda. A sala comercial integra o térreo de um prédio residencial. As suspeitas é de que um cano de um dos apartamentos tenha provocado o incidente.


No espaço onde ficam armazenadas as urnas eletrônicas, utilizadas em períodos eleitorais, e documentos oficiais de responsabilidade do cartório, como cadernos de votação, arquivos de processos eleitorais e demais materiais que, segundo ela, devem permanecer guardados por até 8 anos, foram atingidos pela água que escoou do andar superior. “Ainda não sabemos a dimensão dos danos porque precisamos esperar secar. Como a caixa que armazena as urnas são grossas, a água não chegou a infiltrar nos equipamentos. Mas, precisamos fazer essa avaliação”, afirma.


Por uma questão de segurança, o atendimento ao público foi suspenso até a obtenção de um parecer técnico de um eletricista e da Corporação de Bombeiros, que avaliaram a rede elétrica do espaço. “Tivemos que desligar um disjuntor e não abrimos hoje porque, como havia muita água no piso, também tinha a possibilidade de acidentes em função das correntes elétricas”, justificou. “Foi bem assustador porque nunca tinha ocorrido algo assim”, mencionou Sorreila.

De acordo com a chefe de Cartório, o atendimento ao público será normalizado nesta quinta-feira (11).

Gostou? Compartilhe