Feiras locais ameaçadas

O Bourbon Shopping anunciou que, a partir de agosto, não irá mais disponibilizar seu salão de eventos para movimentações externas, porque o espaço será incorporado ao Hipermercado

Por
· 3 min de leitura
Há anos, este espaço no Bourbon é locado para a realização de eventosHá anos, este espaço no Bourbon é locado para a realização de eventos
Há anos, este espaço no Bourbon é locado para a realização de eventos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Bourbon Shopping anunciou, na última semana, que não irá mais disponibilizar seu salão de eventos para a realização de atividades externas. A medida começa a valer no dia 5 de agosto deste ano e, consequentemente, afeta a operação de pelo menos três grandes feiras do município. Elas estavam previstas para acontecer no espaço nos próximos meses. Pegos de surpresa, os organizadores da Feira do Livro, da Expoacisa e da Construmóveis lamentam a decisão do Shopping, que teria feito o comunicado “em cima da hora”, deixando-os sem o tempo ideal para replanejar um novo local que possa abrigar as iniciativas. De acordo com a assessoria de imprensa do Bourbon Shopping, a escolha por não mais ceder o espaço em questão se deve ao fato de que ele “será incorporado pelo hipermercado, que irá passar por uma reestruturação de layout. Serão disponibilizados espaços para eventos no estacionamento”.

Cronologicamente, a primeira mostra a acontecer nos próximos meses nas dependências do Bourbon Shopping seria a Expoacisa, organizada pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo. A 15ª edição da feira, que tem como intuito promover a integração da classe empresarial e o potencial das empresas passo-fundenses, estava programada para os dias 26, 27, 28 e 29 de setembro.“Nós recebemos o comunicado na semana passada. Muito em cima da hora. A feira já estava toda organizada. O comunicado não deveria ter sido feito assim, de uma hora para outra.Entendemos que o ideal seria que eles fizessem esse anúncio agora, mas cancelassem a agenda a partir do ano que vem e mantivessem pelo menos neste ano, dando tempo para que a cidade como um todo se organizasse”, lamenta o presidente da Acisa, Evandro Silva.

Como forma de tentar chegar a um acordo, uma reunião entre o Bourbon e a Acisa está prevista para acontecer nesta quinta-feira, em Porto Alegre. “Essa reunião foi solicitada por nós e eu pretendo estender o convite para que a coordenação dos outros eventos também participe. Por parte do Bourbon, a informação veio de forma unilateral. Como detentores do local, eles não deram abertura para ouvir o nosso posicionamento. Eles simplesmente informaram a decisão. Nós entendemos que isso causa um dano tanto para as entidades quanto para toda a cidade, sendo feito dessa forma tão brusca e não dando um prazo, uma vez que essas feiras já estavam programadas”, explica Evandro. A entidade não soube precisar qual seria a alternativa para a manutenção da 15ª Expoacisa, caso o cancelamento seja confirmado pelo Bourbon. “Neste momento, o que podemos dizer é quediscordamos da forma com que eles estão fazendo, mas vamos aguardar a reunião para poder ter um posicionamento”.

Feira do Livro

Outro evento impactado pela decisão do Bourbon é a 33ª Feira do Livro de Passo Fundo, que vinha acontecendo no salão de eventos do shopping desde o ano de 2015. Em nota, a Associação dos Livreiros de Passo Fundo e a Secretaria de Cultura informaram que, mesmo sem um novo local definido, a Feira do Livro está confirmada para acontecer entre os dias 4 e 10 de novembro. “A palavra deles é a palavra final, nos falaram que não havia nada a ser feito. A decisão nos pegou de surpresa. Nós já estávamos com todo o projeto da Feira do Livro pronto, os estandes reservados, a programação definida, autores, artes gráficas, tudo pronto. A Feira do Livro estava pronta. Agora, recebemos a notícia de que não temos mais lugar. Levamos um ano para programar a feira e agora teremos que reorganizar muita coisa em apenas três meses”, compartilha a coordenadora da Feira, Silvana Rovani.

A principal preocupação, segundo Silvana, diz respeito à questão financeira. Levar a feira para outro espaço encareceria a realização do evento. “Hoje, nós estamos fazendo diversas reuniões para estudar possibilidades de novos lugares. Não é um local qualquer, é preciso pensar muito bem na infraestrutura e segurança. Também estamos vendo como conseguiremos arrecadar verbas com a iniciativa privada. Estamos pedindo ajuda porque não é legal ter mais um evento literário sendo cancelado em Passo Fundo. Mas salientamos que a feira vai, sim, acontecer. Estamos unidos e dedicados para salvá-la”.

Construmóveis

Responsável pela organização da Construmóveis – a maior feira de construção, mobiliário, arquitetura e decoração do norte gaúcho–, o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) de Passo Fundo não quis se pronunciar oficialmente sobre o assunto. O assessor de imprensa da entidade, Jean Marmentini, disse apenas que a direção estava mobilizada com a diretoria do Bourbon de Porto Alegre e que aguardaria as próximas horas para decidir qual posição tomaria. Ainda segundo ele, todos os estandes do evento, que estava programado para acontecer de 18 a 27 de outubro, já haviam sido vendidos e, por isso, o anúncio de cancelamento por parte do Bourbon foi recebido com preocupação.

 

Gostou? Compartilhe