Como forma de ampliar e melhorar o atendimento à comunidade na área de Saúde do município, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, anunciou na manhã dessa terça-feira(17) a abertura do CAIS Petrópolis até as 22h, cumprindo um compromisso que havia assumido. A partir do dia 1º de outubro, de segunda a sexta-feira, o Cais estará aberto e beneficiará trabalhadores que possuem horários incompatíveis com o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.
“Como é um local mais central e de fácil acesso por todas as regiões da cidade, vamos ampliar o horário de atendimento do CAIS Petrópolis. Essa é uma ação que beneficiará muitas pessoas que precisam de atendimento e não conseguem fazê-lo durante o dia”, destacou Luciano.
Outro motivo para a ampliação do horário (que hoje é das 8h às 12h e das 13h às 17h) é a necessidade em relação às demandas, em especial no Pronto atendimento do Hospital Beneficente Dr. César Santos, que são eletivas e de responsabilidade da atenção primária.
Conforme a secretária de Saúde, Carla Gonçalves, o CAIS Petrópolis oferecerá serviços de atenção primária, como consulta com médico clínico, atendimento de enfermagem e sala de vacinas com presença de enfermeiro e técnicos, distribuição de medicamentos e veículo para possíveis necessidades de transferência de pacientes para hospitais (emergência e Pronto atendimento).
“Esperamos, com isso, desafogar muito as emergências dos hospitais, realizando o primeiro atendimento. Muitas vezes, os pais só podem buscar atendimento médico para os filhos depois das 17h. Com a ampliação até as 22h também pode ser um momento para fazer a vacina, colocar tudo em dia, fazer o preventivo”, explicou.