Com uma nova proposta de ensino da Língua Inglesa para crianças do berçário à pré-escola, a Prefeitura de Passo Fundo confirmou a transformação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor José Laudário Haupenthal, do bairro Santa Maria, em escola bilíngue.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, em reunião realizada com os pais e professores no final da tarde dessa quinta-feira (03), quando foi apresentado o projeto pedagógico, funcional e de estrutura da nova escola bilíngue, que funcionará já no ano letivo de 2020. “O ensino de Língua Inglesa na educação infantil é um assunto que vem se fortalecendo e ganhando evidência, acompanhado do aumento de interesse dos pais em relação ao ensino de língua estrangeira para seus filhos. Nesse sentido, a escola proporcionará aos alunos, o contato com uma segunda língua, no caso específico, a Língua Inglesa, por meio da interação e do brincar” explicou o prefeito.
A nova escola bilíngue terá o diferencial na forma como o idioma será integrado com todas as matérias, dessa maneira, serão ofertadas experiências prazerosas às crianças, com técnicas adequadas à idade e ao cotidiano da criança. Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, a escola bilíngue vai ao encontro de uma das potencialidades das crianças de 0 a seis anos. “Nessa fase inicial da vida a criança tem facilidade a aprender uma segunda língua, além de ser uma forma de dar oportunidade de aprendizado definitivo e com diversão. Também atende nosso compromisso de oferecer vagas com qualidade e metodologia inovadora”.
Conforme a professora Patrícia Guterres, da área pedagógica da Secretaria de Educação, a criança vai viver uma imersão na Língua Inglesa através de atividades pedagógicas e lúdicas que visem a interação com todas as crianças, professores, direção, funcionários e a comunidade escolar. “Diariamente dentro da proposta pedagógica de cada professor haverá o uso da Língua Inglesa proporcionando momento de construção de vocabulário e hipóteses da utilização, além de aulas de conhecimento da cultura inglesa. Também serão ofertados aulas próprias de inglês que serão ministradas pelas dinamizadoras do projeto, formadas em Letras”, informou.
Profissionais e estrutura
Serão disponibilizadas duas professoras com formação em Letras que trabalharão com as demais professoras da EMEI José Laudário Haupenthal e com os alunos, gerando um ambiente de imersão na Língua Inglesa.
Conforme a professora Luciane Dadia Rodrigues, coordenadora de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação, “reorganizamos os espaços com a intenção de possibilitar às crianças o estímulo e a capacidade de observar, descobrir e pensar, desenvolvendo a inteligência linguística, não apenas na apropriação da língua, mas também na ambientação e nas culturas relativas à Língua Inglesa”.
Está sendo elaborada uma sala interativa Espaço Learning Space, com mapa mundi e demais recursos audiovisuais como tv, vídeo, tablets e livros literários. O refeitório se tornou um espaço Playful Space, com característica mais lúdica e interativa com mobiliário diferenciado. Faixas de sinalização servirão para que as crianças percebam a composição e a direção dos diferentes ambientes, além de painéis sonoros e painéis perceptivos para que explorem e percebam todas as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações e do espaço.