O Dia de Finados foi de muitas informações e diálogo para quem visitou Memorial Vera Cruz. Aconteceram duas palestras, no espaço central do Memorial, sendo acessível para todos os presentes. A primeira palestra foi sobre “Interpretando a vida e a morte”, organizada pelo Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz de Passo Fundo, que se inicia às 14h30min.
No final da tarde, a palestra foi: “Vivenciar a dor e sobreviver à perda”, com a psicóloga Vivian Bageston, que já trabalha com o tema e tem formação relacionada ao luto, perdas difíceis e separações. “É inovador por parte do Memorial promover uma palestra aberta ao público para falar sobre luto! O local é muitíssimo apropriado, pois o Memorial distingue-se de outros cemitérios por uma série de motivos, mas o bem-estar que temos aqui já desmistifica muitas crenças sobre a morte e o morrer”, comenta a psicóloga que acredita que a conversa sobre o tema pode desmistificar e quebrar o tabu, quando se trata do luto.
Também fizeram parte da programação duas missas com o Padre Darcy De Carli, da paróquia Nossa Senhora de Fátima. A primeira celebração ocorreu às 9h da manhã, e a outra às 16h.
O dia também contou com a presença de profissionais da saúde, que forneceram dicas, verificação da pressão arterial e exames HGT. O espaço de saúde também contou com a presença de nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais para auxiliar e esclarecer dúvidas do público.