Mais de duas mil pessoas circularam pelos corredores do Centro de Operações da Rede de Farmácias São João, em Passo Fundo, durante o primeiro dia do Encontro de Parceiros da empresa. A quarta edição do evento, exclusiva para colaboradores e convidados, teve início na manhã de ontem (20) e segue até o fim desta quinta-feira (21), com a participação de 90 empresas da indústria farmacêutica, higiene e beleza e alimentícia, expondo produtos e apresentando novidades durante o encontro, em uma estrutura de 6000m² – cinquenta por cento maior que na edição do ano anterior.
A programação do 4° Encontro de Parceiros da Rede de Farmácias São João teve como pontapé inicial um Café com o Presidente, Pedro Henrique Brair. Na oportunidade, o empresário apresentou os últimos resultados da empresa e as projeções de crescimento para 2020. “Em 2017 e 2018, ao invés de abrirmos novas lojas, nós priorizamos a governança interna e a logística da nossa rede. Diminuímos 20 lojas, mas investimos mais de R$ 50 milhões somente em melhorias naquelas já existentes. Isso foi necessário para nos fortalecermos e, agora, voltarmos a investir na expansão da rede através de megalojas, com assistência farmacêutica avançada”, explica. Ainda de acordo com Brair, até janeiro de 2020, a rede farmacêutica pretende inaugurar 20 novas lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Passo Fundo, não há a previsão de instalação de um novo espaço, até o momento.
Hoje, a Rede de Farmácias São João está presente em mais de 200 cidades, através de 690 lojas distribuídas entre os três estados do Sul do país e com a participação de quase 12 mil colaboradores. Somente em Passo Fundo, estão localizadas 26 lojas da rede. “Além disso, há cinco anos consecutivos, somos premiados com o prêmio Top of Mind como a farmácia mais lembrada pelos gaúchos”, destaca o presidente. A empresa é também a segunda maior do segmento farmacêutico, em todo o Estado, em números de arrecadação de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Oportunidade de negócios
Além de oferecer shows e palestras sobre serviços farmacêuticos, perfumaria e nutrição – como a palestra “O futuro do varejo e o varejo do futuro”, promovida no primeiro dia de evento, com o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra –, o evento tem entre seus propósitos, também, ampliar as oportunidades de negócio. “É um momento de trocarmos conhecimentos, informarmos nossos parceiros sobre as projeções para os próximos anos e qual será a participação deles neste processo, estreitar relações entre as empresas parceiras e nossos clientes e abrir a oportunidade de novos negócios. Temos um número muito expressivo de clientes que vêm em nossas lojas – sabemos que, hoje, 96% das compras acontecem nas lojas físicas e somente 4% em e-commerce – e precisamos oferecer variedades, em um ambiente agradável, para que possamos competir em um segmento tão acirrado quanto o nosso”, justifica o presidente da Rede de Farmácias São João.