Os desafios do empreendedorismo no Brasil passam por investimentos em gestão de pessoas, gestão financeira, formação de líderes, inovação, marketing de vendas e menos burocracia. O recado foi dado na noite de quarta-feira pelo empresário e publicitário Gil Kurtz durante palestra aos homenageados e convidados do Destaque Empresarial 2019. O evento, já tradicional nesta época do ano, é promovido pelo Jornal O Nacional desde o começo dos anos 2000. O publicitário citou vários cases de sucesso, destacando que para empreender não basta apenas ter fé. Tem que planejar e agir. “Um lenhador não despedaça um tronco apenas com fé. Ele precisa acreditar que é forte, ou ao menos se esforçar para aumentar sua força, mas precisa também de um plano mínimo para escolher a árvore, cortar e fazer a lenha. Se ele não reunir as táticas e ferramentas certas, só colherá gravetos”, disse.
Ele também citou que o Rio Grande do Sul precisa melhorar muito sua visão em relação ao empreendedorismo, pois no rancking nacional está mal posicionado quando o assunto é incentivo.
O director presidente do Grupo ON de Comunicação Múcio de Castro Filho parabenizou aos homenageados da noite dizendo que todos tiveram o mérito de se destacar em suas areas e, especialmente, superar um ano que foi extremamente difícil para todos. Com orgulho citou o lançamento do Prêmio Responsabilidade Social dado ao empresário Fernando Miranda por sua dedicação ao Instituto Histórico Regional.
O prefeito Luciano Azevedo enfatizou que se Passo Fundo vive um bom momento, apesar das dificuldades e da crise ainda sentidas pelo país, isso se deve ao trabalho individual de cada cidadão e da capacidade empreendedorada cidade. Destacou a importância de um veículo de comunicação impresso como o Jornal O Nacional, prestes a completar seu centenário, numa época em que os jornais vem passando por transformações em todo o mundo.
Prêmio
As 75 lideranças, empresários, empresas e instituições que ganharam o prêmio foram as mais citadas por um grupo de 60 pessoas que representam diversos segmentos da sociedade. Cerca de 250 pessoas participaram do jantar servido no Clube Comercial. O troféu foi especialmente feito pela Bronzarte. A noite também foi abrilhantada pelos músicos Rodrigo Ávila, no Sax, e Samuel Daronch, no teclado.