O Aeroporto Lauro Kortz inicia, nesta sexta-feira (20), a operação de duas novas rotas aeroviárias pelas empresas Gol e Azul com destino à capital, Porto Alegre, e à cidade litorânea de Florianópolis, em Santa Catarina.
Em dois horários de saída previstos, às 9h40min e às 18h45min, a empresa terceirizada Two Flex, prestadora do serviço de transporte aéreo para a Gol, deve fazer o deslocamento para Porto Alegre, com pouso no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em voos comerciais diários em uma aeronave menor, com capacidade para nove tripulantes, como explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. “A demanda vai se afirmar e é mais uma possibilidade de Passo Fundo se ligar com a capital”, celebrou.
Outro destino previsto na tabela de voos domésticos, mas de forma temporária, é para o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). Segundo Silva, as conexões com horário único, à tarde, e em apenas três dias da semana vão possibilitar a ligação entre Passo Fundo e a cidade litorânea em um tempo estimado de cerca de 1h de viagem. Em um modelo Embraer turboélice, a capacidade de transporte de passageiros será maior, se comparada às operações aeroviárias para Porto Alegre. “O voo estará sendo ofertado nesse período de férias escolares e verão, prevendo o encerramento da conexão para a primeira quinzena de fevereiro”, ponderou o secretário.
As novas rotas somam-se às três decolagens diárias do Aeroporto Lauro Kortz com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), operado pela companhia aérea Azul e às duas pontes aéreas com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O valor das passagens, como lembrou o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, segue o preço tabelado de autonomia de cada empresa de aviação civil.
Obras no aeroporto
O projeto técnico para as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz deve obter parecer favorável da Secretaria de Aviação Civil (SAC) na primeira semana de janeiro, conforme estimou o secretário. Rejeitado pela agência reguladora por apresentar “problemas técnicos de execução”, uma nova proposta foi enviada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul ainda em novembro. O Ministério da Infraestrutura, aliás, liberou um aporte financeiro de R$ 44 milhões de reais para subsidiar a construção do novo terminal de passageiros. “Vamos pressionar para que a obra não dure mais que 12 meses”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva.