As pessoas me perguntam o porquê falar e escrever tanto sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o tão falado SUSAF. Não consigo entender o que impede Passo Fundo de cadastrar os nossos lacticínios e com isto garantir a venda dos produtos produzidos em Passo Fundo em todo o estado. Vai proporcionar mais vendas e com isto mais empregos e renda para pequenos empresários.
SUSAF II
Sabemos que a situação não é fácil e a legislação tem sido rígida a nível de país e Estado, mas também sabemos que Vila Maria, Tio Hugo, Marau e Erechim são cidades próximas que estão há muito tempo com SUSAF e SISBI, ou seja, autorizadas a venderem seus produtos para as cidades de todo o país. Precisamos urgente que este quadro seja revisto e isto tem demorado pela burocracia e também falta de empatia com a situação destes empresários.
SUSAF III
Precisamos sim investir e apoiar grandes empresas, mas inevitável valorizar e olhar para pequenas empresas, pois são elas que mais geram empregos e mantem nossa economia em momentos fortes de crise. Não olhar, reconhecer, agir para mudar esta realidade é passível de críticas e hoje vemos em todo o país o descaso com as pequenas empresas.
Centro Dia do Idoso
Temos hoje uma realidade triste no Brasil, por um lado positivo aumenta a população da terceira idade e isto é positivo, mas também temos o abandono destes idosos e a situação crítica do tratamento na saúde pública para os mesmos. Idosos abandonados pelas famílias e também pelo Estado, alguns saqueados financeiramente pelos filhos e netos e outros em cárcere privado e vivendo o abandono.
Centro dia do Idoso II
Hoje mais de 40% dos idosos sofrem quedas e isto acaba levando a morte e outros por falta de medicamentos certos e nos horários corretos acabam por ter AVC e isto leva a outros sérios problemas. Cuidadores não preparados e familiares impedidos de poder cuidar devidos os afazeres profissionais.
Centro dia do idoso III
Espaços que os idosos fiquem durante o dia e retornem aos seus lares a noite e finais de semana são a solução e certamente, além da qualidade de vida aos idosos, determinarãoa solução que muitas vezes acaba levando a depressão. O debate que o governo federal provocou sobre a adoção de idosos é positivo pois fará que a sociedade olhe para este problema e encontre uma solução, colocando fim na atual situação dos nossos pais e avós.
Cristo Rey
O Residencial Cristo Rey, estará em abril deste ano inaugurando o primeiro Centro Dia em Passo Fundo e especializado para atender idosos nos turnos da manhã e tarde. Será disponibilizado para os idosos além de cuidadores, enfermeiro, técnico de enfermagem, cozinha, preparador físico,entre outros profissionais que garantem a alimentação, remédios em horários corretos, orientações para manter a qualidade de vida, evitar quedas e se manterem ativos. Gicella Paetrorius Mello, enfermeira padrão, destaca que o projeto é de garantir para os idosos um espaço adequado para passarem seu dia com várias atividades e às suas famílias a tranquilidade que estão muito bem cuidados.