Diante da pandemia do novo coronavírus, a principal empresa de transporte coletivo de Passo Fundo, a Coleurb, divulgou, por meio de nota, algumas ações que está adotando para minimizar a disseminação do vírus. As medidas são baseadas em recomendações elaboradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguidas pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
A empresa passou a disponibilizar recipientes com álcool em gel em todos os ônibus e intensificou a higienização e limpeza dos balaústres (peças plásticas) e pega-mãos com mais frequência no decorrer do dia, sempre que possível, e também na garagem. Além disso, aconselha-se manter as janelas abertas.
A empresa também está entregando, desde fevereiro, diariamente álcool em gel para os colaboradores. Desde ontem (17/03), a Coleurb passou a distribuir junto do ácool em gel fôlders explicativos sobre os sintomas e as formas de proteção. As informações também estão em cartazes fixados nos ônibus.
Como medida interna, a Coleurb está antecipando a vacinação contra a gripe com desconto para os colaboradores e com um valor mais acessível para os dependentes. De acordo com a empresa, apesar de não ter ação contra o coronavírus, a vacina auxilia no diagnóstico da nova doença e evita complicações no quadro de saúde. A aplicação da dose será no começo de abril.
Codepas
A empresa Codepas também instalou nos ônibus dispensers de álcool gel e está realizando a higienização interna dos veículos antes da saída de manhã e no decorrer da tarde. O Diretor Administrativo-Financeiro, Degnor Pimentel Reis, afirma que a empresa pretende intensificar a higienização e que foram adquiridos produtos virucidas, que ajudam a eliminar o vírus do ambiente.
As orientações para os passageiros são as mesmas medidas aconselhadas a nível internacional. “Quem estiver com qualquer tipo de sintoma que evite o transporte público”, aconselha o diretor da Codepas. Ele explica que quem estiver com sintomas e utilize o transporte deve usar a máscara. A Codepas também está orientando que os colaboradores do transporte público, dos estacionamentos rotativos e da coleta de resíduos sigam as medidas de seguranças.
ônibus extras
A empresa também colocará dois ônibus nos horários de pico das linhas com maior fluxo de pessoas. Eles passarão em um intervalo de poucos minutos. “O objetivo é minimizar o número de usuários dentro do ônibus, evitando a superlotação”, explica Degnor. Ele orienta que os passageiros acompanhem o site (codepas.com.br/site/) para atualizações.
Transpasso
A Transpasso também está instalando nos ônibus recepientes com álcool em gel, no entando, a gerente administrativa, Alessandra Wolffenbuttel, afirma que a empresa está tendo dificuldades em encontrar o produto. A Transpasso também está realizando a limpeza do ônibus com álcool ao longo do dia e irá instalar cartazes de orientação no transporte. Além disso, está realizando falas orientativas para os colaboradores e fornecendoálcool em gel no começo da manhã para todos os funcionários. “A gente conta que cada um faça a sua parte”, destaca a gerente.
Decreto Municipal
A maioria das medidas adotadas pelas empresas segue o decreto Nº 29/2020, da segunda-feira (16/03) determinou: “Que empresas e atividades que recebam acesso público, que exploram o serviço de transporte coletivo de passageiros, assim como táxis, lotações, serviços por aplicativo, vans escolares e de transporte com acesso ao público, adotem medidas imediatas de prevenção e informação, em especial a higienização, desinfecção, orientação aos trabalhadores e disponibilização de álcool gel acessível aos usuários”.