Após reunião no final da tarde deste domingo (26) com o Comitê de Orientação Emergencial (COE), a Prefeitura de Passo Fundo definiu que as atuais medidas adotadas no enfrentamento do coronavírus permanecem na cidade. Não foi autorizada a retomada de outras atividades econômicas, além das que estão em funcionamento.
Os hospitais relataram que a capacidade do sistema está estável, mas que é fundamental que a população, mesmo com parte do comércio aberto, fique em casa e siga todas as regras de higiene como lavar as mãos constantemente e usar máscara. Além disso, reuniões familiares, confraternizações e viagens não devem ser feitas, sob pena de facilitar a disseminação do vírus.
“Todo a nossa discussão tem por base a capacidade dos hospitais e a avaliação dos especialistas. Vamos seguir avaliando permanentemente e ajustando as medidas de acordo com a orientação técnica. É importante serenidade neste momento para enfrentar um problema que é mundial”, destacou o prefeito Luciano Azevedo.
A reunião também examinou que outras cidades da região apresentam índice de casos confirmados por 100 mil habitantes maior do que Passo Fundo. No próximo dia 30, o governador Eduardo Leite deve emitir um decreto com novas regras para os municípios.
Durante a semana, nova reunião do COE será feita para avaliar se as medidas atuais seguem ou têm alterações.