A JBS obteve ontem à noite (18), um efeito suspensivo através de recurso no Tribunal Superior do Trabalho para abertura da unidade em Passo Fundo. O frigorífico estava interditado por decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
Em 24 de abril, após fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, o estabelecimento foi identificado como foco de coronavírus. Na oportunidade, 19 trabalhadores testaram positivo. Familiares de funcionários também morreram de covid-19. A direção recorreu da decisão e conseguiu autorização do juiz Luciano Ricardo Cembranel, da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, para retomar as atividades, cumprindo com uma série de medidas. A reabertura marcada para o dia 9 de maio, não ocorreu em razão de uma segunda interdição feita pela prefeitura.
A Vigilância em Saúde do Município entendeu que foram desrespeitadas regras sanitárias e epidemiológicas. Ainda no entendimento da Vigilância, a empresa deveria providenciar monitoramento de todos os trabalhadores afastados, o que não teria ocorrido.
Na semana passada, após novas inspeções, a prefeitura suspendeu o decreto e autorizou a abertura do frigorífico para o dia 14 de maio. No entanto, uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, mantinha a interdição solicitada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS).
Funcionários devem passar por testes e triagem nesta terça-feira. As atividades devem iniciar na quarta-feira.