A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo, com participação do Conselho Municipal de Cultura, iniciou na semana passada o cadastramento para a coleta de dados de artistas, profissionais e equipamentos de arte e cultura da cidade. A iniciativa faz parte de uma das etapas da atualização do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), com a finalidade de gerar informações e estatísticas da realidade cultural local com cadastros e indicadores a partir dos dados coletados.
Para o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, “o poder público municipal deve apoiar os artistas e produtores culturais atuantes no município, abrangendo toda a produção nos campos das culturas populares, eruditas e da indústria cultural. Assim, com a participação da sociedade, planejar e fomentar políticas públicas de cultura, estabelecer condições para o desenvolvimento da economia da cultura e também estar adequado ao Sistema Nacional. A atualização do cadastro possibilita o mapeamento desses artistas e instituições na cidade, promovendo a aproximação entre eles e o poder público”, destacou.
O cadastro é uma ferramenta de atualização de dados artísticos e culturais numa plataforma de transparência e faz parte do Sistema Municipal de Cultura de Passo Fundo, instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas previstos na atualização da lei municipal nº 5.
Como contribuir
Para mapear a diversidade cultural de Passo Fundo e atualizá-la constantemente, a Secretaria de Cultura precisa coletar o máximo de informações sobre agentes , espaços e trabalhadores da Arte e Cultura. Esta é uma das metas estabelecidas na construção do Plano Municipal de Cultura em 2016 e revisada na conferência do ano passado.