Desde o início dos efeitos locais da pandemia, Passo Fundo atingiu, na segunda-feira (22), a marca de 1.072 casos recuperados da covid-19. São mais de mil pessoas que, hoje, carregam em suas histórias uma vitória contra um vírus que vitimou milhares de pessoas em todo o mundo.
Entre as pessoas curadas, está Juliana Zanella. Moradora do Bairro Santa Marta, ela passou 19 dias internada. ";Quando eu tive os primeiros sintomas, procurei o Cais Petrópolis. Fui muito bem atendida lá e já me encaminharam para o hospital, onde eu tive todo o suporte. Graças a Deus e ao trabalho bem feito de todos os profissionais, hoje, estou aqui, bem";, comenta.
A maior parte das pessoas se recuperou em casa, como a médica residente em Ortopedia Fernanda Tagliari Dallagnol. “Os primeiros sintomas foram tosse seca e aqueles gripais, como mal-estar e febre. Consultei no hospital com uma equipe que atende covid-19 e fiz o teste. Fiquei em isolamento e, com o resultado positivo, segui até completar os 14 dias com tratamento medicamentoso”, conta.
Com asma como fator de risco, Fernanda compartilha e sua experiência ao mesmo tempo que chama atenção para a necessidade de as pessoas seguirem mantendo os cuidados de prevenção. “Lavar bem as mãos, usar álcool em gel e máscara: isso é muito importante, principalmente, para quem tem fator de risco”, justifica.
Dos 1464 casos positivos notificados em Passo Fundo, 73% já estão curados. São considerados recuperados aqueles que deram alta hospitalar e também aqueles que, confirmados, completaram os 15 dias de isolamento domiciliar.