Os impactos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus têm feito com que muitos negócios precisem se reinventar como forma de sobreviver ao período. É o caso, por exemplo, de empresas do setor gastronômico, que têm buscado alternativas para adequar o negócio às novas regras impostas para o funcionamento das atividades econômicas no município. Diante da necessidade de fortalecer o formato de tele-entrega, inserir os estabelecimentos em canais de vendas adicionais e valorizar o comércio local, empresários passo-fundenses se organizaram de forma coletiva e criaram o Festival Delivery Polo Gastronômico, que acontece de 16 a 25 de julho deste ano. O projeto, apoiado pelo Sebrae e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da agência GroupMy, é uma ação inédita na região.
O evento, que já está em sua segunda edição, visa estimular o consumo dos pratos elaborados pelas empresas participantes, priorizando insumos regionais, e fortalecer os negócios locais através de uma ideia inovadora que possa atrair novos clientes. No Festival Delivery Polo Gastronômico, cada empresa deve criar um prato exclusivo para o evento, que sirva duas pessoas e seja comercializado ao valor único de R$ 59,90, com tele-entrega grátis. A comercialização acontece por duas semanas, pelas redes sociais do festival, com opções para almoço e jantar. Na edição atual, que teve início nessa quinta-feira (16), 17 empresas participam, sendo 13 de Passo Fundo, três de Soledade e uma de Marau.
Uma das participantes do projeto, a chef Lisete Biazi, avalia que a ação tem sido fundamental para o fomento do setor neste momento de pandemia. “Além de ser um espaço de divulgação para os restaurantes, onde a gente mostra a nossa cara, quem participa prepara seus pratos priorizando os produtores de produtores locais. Isso é muito importante porque movimenta a economia da região. Logo na primeira edição, já notamos um retorno muito bacana. No meu caso, o que eu tive de novos clientes que vieram em função do festival é indescritível”, comenta.
Polo Gastronômico
Criado em junho deste ano, o Festival Delivery é organizado por iniciativa dos próprios empresários participantes, que integram um projeto segmentado do Sebrae, denominado Polo Gastronômico. A gestora de projetos da entidade na região Norte, Caroline Betencourt da Silva, explica que o grupo Polo Gastronômico foi formado ainda em 2015, a fim de reunir negócios do setor de alimentação fora do lar para troca de experiências, maior conhecimento em gestão, inovação e acesso a mercados. “Desde então, vêm sendo desenvolvidas uma série de atividades com os empresários participantes, agregando parceiros estratégicos, desenvolvendo consultorias e treinamentos especializado, além de ter como objetivo estimular a cooperação entre as empresas para ações em conjunto, que promovam a valorização da gastronomia local, como é o caso do Festival de Delivery”, explica.
Ainda de acordo com a gestora, o festival é inspirado em um evento semelhante promovido no município de Itajaí. “A ideia foi trazido pelos próprios empresários”, destaca. A primeira edição do Festival Delivery Polo Gastronômico aconteceu de 05 a 21 de junho, ao longo de duas semanas, contando com 19 empresas participantes. “Para as empresas, além de o Festival ser uma oportunidade de ampliar a visibilidade da marca na pandemia, foi uma oportunidade de inovar no cardápio e até mesmo na forma de atuação, como, por exemplo, empresas que atuam no almoço, testando a atuação no jantar. Para os consumidores, uma ótima oportunidade de sair da rotina e experimentar novos sabores, a um preço acessível, sem sair de casa”.
A 2ª edição do Festival Delivery Polo Gastronômico conta com a participação das seguintes empresas: The Bagual Burger, Gallu's, Grill Hall Panorâmico, Guaiaca Mole, Ukulele, La Parrilla, Lapolitália, Lisete Biazi Buffet, Oknutri, Padaria Santo Pão, Quinta do Conde, Sabor Natural, Veneza, Box 778, Padaria e Confeitaria D’Italiani, Restaurante Gênova e Colono’s Grill. O cardápio completo pode ser conferido nas redes sociais (@festivaldelivery_polo).