Embora os idosos com comorbidades associadas sejam as principais vítimas fatais do coronavírus, os jovens representam a maior parcela de infectados pelo SARS-Cov-2 na cidade. O monitoramento mais recente da pandemia, a nível local, foi disponibilizado neste sábado (01), pelo Geoportal RS.
De acordo com a interface elaborada com os dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), dos 3.496 casos confirmados da doença, em Passo Fundo, 872 foram diagnosticados em pacientes com faixa etária entre 30 a 39 anos, seguido por cidadãos com idades entre 20 a 29 anos, com 722 sorologias positivas para o coronavírus nesse último grupo.
As mulheres passo-fundenses, conforme apontou a projeção, são as mais contaminadas pelo vírus. Isso porque 59% do total de casos confirmados da Covid-19 foram detectados nas pacientes do sexo feminino; enquanto a doença atingiu, até agora, 41% dos homens residentes no município.
Mais letal entre os idosos, o índice de contaminação pelo vírus em pacientes pertencentes ao grupo de risco, porém, é menor. Do total de casos, 136 atingiram pacientes com mais de 80 anos; 165 em idosos entre 79 a 79 anos, e 240 testaram positivo para coronavírus estando dentro da faixa etária de 60 a 69 anos.
Óbitos são mais frequentes em homens acima de 80 anos
Os homens são as principais vítimas do coronavírus em Passo Fundo. Desde o início dos efeitos locais da pandemia, dos 76 óbitos registrados, até a manhã deste sábado (01), 54% do total de mortes foram atestados em pacientes do sexo masculino, enquanto o falecimento em decorrência de complicações pelo contágio da Covid-19 atingiu 46% das mulheres que vieram a óbito no município.
O perfil, por localidade, de quem perdeu a vida durante o período de emergência sanitária para a Covid-19 está detalhado no Geoportal RS, que permite acompanhar a evolução local da pandemia. Com 32 óbitos, pessoas com mais de 80 anos são as mais vitimadas pela doença na cidade, de acordo com o mapeamento mais recente da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Governo Leite (PSDB).