Um espaço que agrega tecnlogias modernas, permitindo aos estudantes e profissionais da área da saúde, em nível de graduação, pós-graduação e extensão, o desenvolvimento de habilidades clínicas e o aprendizado em procedimentos médicos, utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual.
Esse é o Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (UPF) que será inaugurado oficialmente na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, às 9h. A solenidade de apresentação do novo espaço será transmitida virtualmente nos canais da Universidade.
Construído no Campus II da UPF, o Centro está localizado no junto à Faculdade de Medicina e ao Curso de Enfermagem. O espaço possui 800 m² de estrutura global, contando com 13 salas no total, sendo quatro consultórios, três salas espelhadas de alta fidelidade (cada uma com câmeras), uma de emergência, um posto de enfermagem, duas salas de habilidades, duas salas multiuso, recepção, guarda-volumes e almoxarifado.
Para ser o mais próximo à realidade, o Centro é constituído por equipamentos, materiais, tecnologias digitais e espaços de alta fidelidade, que possibilitam uma metodologia de treinamento inovadora pela simulação de cenários clínicos e experiências da vida real.
Os ambientes são preparados para o aprendizado controlado com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, salas de atendimento de emergência, sala de parto e enfermarias. As salas possuem câmeras instaladas em diferentes pontos, garantindo uma variedade de ângulos nas cenas de simulação, que permitem a captação de imagens e sons, além de transmitirem em tempo real. O espaço visa atuar positivamente nos processos de ensino-aprendizagem para estudantes e profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Educação Física, Psicologia, Odontologia e Serviço Social.