Após apresentarem sintomas, sete jovens atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo realizaram testes RT-PCR para o novo coronavírus. Três tiveram resultado positivo e quatro aguardam resultado. Além disso, oito funcionários também realizaram o teste. Um deles testou positivo para o coronavírus, quatro tiveram resultados negativos e três aguardam resultado.
Os testes foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a informação foi confirmada pela Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase).
Todos os jovens que realizaram os testes estão isolados. Eles apresentam sintomas leves e recuperam-se bem, de acordo com a Fase. "Estão recebendo acompanhamento integral da equipe de saúde e médica dentro da unidade", informou a Fundação. O empregado que está com COVID-19 foi imediatamente afastado de suas atividades e está assintomático.
Atualmente o Case Passo Fundo tem 37 jovens cumprindo medida de internação. Em nota a Fase afirma que “vem adotando inúmeras medidas preventivas à propagação do contágio, as quais encontram-se documentadas por resoluções internas (Resolução n. 007 e 008/2020) e ressalta que observa rigorosamente os fluxos determinados pela Vigilância Sanitária das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde”.
Confira a nota na íntegra:
A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) comunica que na terça-feira, dia 11, foram confirmados três casos de COVID-19 entre adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo. Além disso, um empregado também testou positivo.
Após apresentarem sintomas, sete jovens que cumprem medida socioeducativa foram testados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo método RT-PCR. Destes, três testaram positivo e quatro aguardam o resultado. Todos estão isolados.
O empregado que confirmou o resultado para COVID-19 foi imediatamente afastado de suas atividades e está assintomático.
A Fase vem adotando inúmeras medidas preventivas à propagação do contágio, as quais encontram-se documentadas por resoluções internas (Resolução n. 007 e 008/2020) e ressalta que observa rigorosamente os fluxos determinados pela Vigilância Sanitária das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
Desde março, diversas medidas de prevenção têm sido adotadas nas unidades da Fase, entre elas:
- Instituição do Comitê de Monitoramento em Saúde e grupos de monitoramentos em todos os Centros de atendimento do Estado
- Elaboração de um manual com orientações sobre o atendimento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19
- Distribuição sistemática de EPIs
- Orientação e Produção de rotinas de higiene pessoal e dos espaços físicos
- Suspensão com autorização judicial das visitas
- Adolescentes que ingressam na Fase cumprem período de isolamento de 14 dias
- Empregados do grupo de risco (com laudo médico) permanecem em seus domicílios
- Empregados com sintomas gripais são, imediatamente, afastados de suas atividades
Todas ações seguem as orientações dos órgãos de saúde
Notícia atualizada às 15h54