Cerca de 580 idosos e trabalhadores de treze Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Passo Fundo já estão sendo testados para Covid-19. Os testes tipo RT-PCR, considerado definitivo pela Organização Mundial da Saúde, foram viabilizados pelo Rotary Club de Passo Fundo Planalto Médio e o Rotary Club de Passo Fundo. Eles participam do projeto do Rotary Brasil Corona Zero em parceria com o Banco Itaú. “O Rotary fez uma parceria para tentar prevenir nesse grupo vulnerável da cidade”, explicou José Umberto Quevedo, Presidente do Rotary Passo Fundo Planalto Médio.
O município é o primeiro do interior do Rio Grande do Sul a realizar os testes disponibilizados pela ação. “O projeto é para o Brasil inteiro, mas foi priorizado Passo Fundo”, afirma Quevedo. Um dos motivos apontados é que a região está há cinco semanas consecutivas em bandeira vermelha. O objetivo do projeto é realizar testes em todas as ILPIs do Brasil, de acordo com o presidente.
Após o cadastramento e a seleção, realizada em São Paulo, os testes chegaram na segunda-feira (10) já direcionados. “Identificados para cada pessoa”, destacou Quevedo. O Presidente também explica que as ILPIs foram selecionadas “independente de serem públicas ou privadas”. O testes já começaram a ser distribuídos e agora aguardam uma questão de logística, já que devem ser enviados para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul), e para São Paulo. A ação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.