Na tarde desta sexta-feira (04), Passo Fundo chegou ao total de 54 pacientes em UTI devido ao novo coronavírus. A cidade tem um total de 55 leitos de UTI específicos para Covid-19 disponíveis, de acordo com a Prefeitura de Passo Fundo e a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A coordenadora de planejamento da coordenadoria, Alba Valéria Stein, afirma que a CRS sempre trabalhou com possibilidade de transferência. “Agora mais do que nunca”, disse a coordenadora. Ela considera que o patamar está “muito crítico”. Em caso de necessidade, será acionado o Departamento de Regulação Estadual. “A gente poderá tranquilamente dar suporte”, enfatizou Alba.
Quanto a possibilidade de abertura de novos leitos, Alba afirma que há a solicitação para mais leitos, porém não em Passo Fundo. As solicitações são para Carazinho e Soledade. “Já está no Ministério, mas ainda não foi habilitado”, disse Alba.
Passo Fundo tem ainda 74 pacientes em leitos clínicos.
No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), todos os 30 leitos de UTI Covid-19 estão ocupados. Assim como 43 dos 66 leitos clínicos. No Hospital de Clínicas (HC), apenas um leitos específico para Covid-19 está disponível.
Notícia atualizada às 17h30