Prefeitura abre novo edital para ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros

Empresa vencedora do primeiro chamamento público desistiu da contratação alegando incapacidade técnica

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ONDivulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura Municipal de Passo Fundo lançou um novo edital para a contratação de uma empresa especializada em construção civil para executar o projeto de ampliação do quartel da 1ª Companhia de Bombeiro Militar (CiaBM) – Estação Alebrante. Publicado na sexta-feira (18), o chamamento público ficará aberto até o dia 14 de outubro após a anulação da primeira tomada de preços por desistência da vencedora, de Veranópolis, que alegou incapacidade técnica para execução da obra. 

Com uma margem orçamentária de R$ 2,1 milhões de reais, provenientes do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBON), a nova estrutura será uma central de análise dos planos de prevenção e combate a incêndios para toda a região do Planalto, segundo explicou o tenente-coronel do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Alexandre Pires Bittencourt, destacando que a edificação vai possibilitar um atendimento com tempo de resposta menor em emergências que ocorram na parte leste da cidade. “A gente queria já estar entregando para a população um serviço melhor. Infelizmente faz parte”, afirmou ao se referir sobre a postergação do início das obras. 

Estrutura

A ampliação da nova sede da Corporação dos Bombeiros, que será anexa ao prédio já existente no bairro Petrópolis, deve abrigar três pavimentos para posicionamento de caminhão, ambulâncias para resgate e aumento da guarnição para 25 soldados. De acordo com o tenente-coronel, 63 militares estão, atualmente, atendendo as ocorrências em Passo Fundo com equipes divididas entre a zona urbana e o Aeroporto Lauro Kortz. De janeiro a setembro, conforme ressaltou, os agentes já atuaram em mais de 1,8 mil operações contra incêndio, busca e resgate no município. “A previsão de entrega da obra é de 12 meses, mas como a estrutura será em pré-moldado, a empresa vencedora deve fazer um esforço para terminar antes”, pontuou Bittencourt destacando o pioneirismo do projeto na cidade, que foi uma das 12 selecionadas para a centralização do recebimento de planos de prevenção no território gaúcho. “Essa obra é muito importante para nós e para a comunidade regional”, frisou. “Com a central de análise, receberemos tudo de forma online e, ao mesmo tempo, teremos a condição de manter o serviço no bairro Petrópolis”, disse. 

Conforme ilustra o projeto arquitetônico do novo prédio do Batalhão de Bombeiros, o primeiro andar será maior para facilitar o atendimento pré-hospitalar e de desinfecção das viaturas de resgate, além da emergência no atendimento nessa parte da região, considerada crítica pelo grande fluxo de trânsito e dificuldade para a mobilidade em operações de salvamento. A análise dos projetos de prevenção a incêndios, já pontuada pelo tenente-coronel, se dará nos pisos superiores da unidade que será, também, adequada às pessoas portadoras de deficiência e projetada para evitar um eventual contato da água contaminada com sangue com o esgoto comum. 

Gostou? Compartilhe