O mapa definitivo da 21ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira (28), apenas confirmou a classificação de todas as regiões Covid do estado em bandeira laranja. A região de Passo Fundo está classificada nesta bandeira desde o dia 19 de setembro. O estado não recebeu pedidos de reconsideração de classificação. As bandeiras são válidas até as 23h59 de segunda-feira (5/10).
Questionada sobre a possibilidade de adotar protocolos da bandeira amarela nesta ou na próxima semana, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Passo Fundo afirmou que a AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto) realizará uma reunião nesta semana e que é preciso aguardar a publicação do decreto semanal pelo Governo do Estado.
Passo Fundo é adepta da cogestão, porém o protocolo adotado determina que enquanto estiver em bandeira laranja, a região deve aplicar as medidas definidas pelo estado para a bandeira. Além disso, a região precisa ficar 14 dias na bandeira laranja para que haja a possibilidade de adotar protocolos de bandeira amarela, de acordo com o Procurador Geral de Passo Fundo, Adolfo Freitas, em entrevista na segunda-feira (21). Essas medidas ainda teriam que ser aprovadas por no mínimo dois terços dos prefeitos da Região, avalizadas por equipe técnica e encaminhadas para o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia de COVID-19.
Escolas
Passo Fundo está entre as regiões que podem retomar as atividades presenciais das escolas e instituições de ensino nesta semana. A retomada ainda depende da decisão das Prefeituras. Pais e instituições de ensino também têm autonomia para manter as crianças em casa ou para deixar as escolas fechadas.
No começo do mês, a AMPLA decidiu que as escolas continuariam fechadas na região até o final de setembro. A nota dizia ainda que a decisão seria reavaliada no final deste mês, no caso da permissão do estado. A Secretaria de Comunicação Social de Passo Fundo informou que o assunto será discutido em reunião do Comitê de Orientação Emergencial (COE) amanhã (29).
O cronograma estadual permitiu as aulas da Educação Infantil em 8 de setembro. No dia 21, ficou permitida a retomada de atividades presenciais no Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. Essa liberação não engloba a rede estadual de ensino, cuja previsão de retorno é 13 de outubro.
Indicadores
A região de Passo Fundo está em bandeira preta no indicador que mede o número de hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas nos últimos 7 dias por 100 mil habitantes.
Em relação aos demais indicadores específicos da região, Passo Fundo está em bandeira vermelha na projeção de óbitos para o período de uma semana para cada 100 mil habitantes. A região está em bandeira amarela em dois indicadores. Um deles é a razão de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos 7 dias pelo número registrado nos sete dias anteriores. O segundo é a razão dos casos ativos na última semana por recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana.
Notícia atualizada às 17h27