Bandeira laranja na região é confirmada por mapa definitivo

Três regiões do estado estão em bandeira amarela

Por
· 2 min de leitura
As regiões de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas passaram para bandeira amarela (Imagem: Divulgação)As regiões de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas passaram para bandeira amarela (Imagem: Divulgação)
As regiões de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas passaram para bandeira amarela (Imagem: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mapa definitivo da 23ª semana do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira (12), confirmou a classificação da região de Passo Fundo em bandeira laranja. Esta é a quarta semana consecutiva que a região é classificada em risco médio. A vigência das bandeiras da 23ª rodada termina às 23h59 de segunda-feira (19/10).

A região de Passo Fundo segue adotando os protocolos da bandeira laranja determinados pelo estado, conforme protocolo de cogestão aprovado pela região e pelo governo estadual. Para adotar medidas de bandeira amarela, é preciso que envie protocolos próprios para aprovação do governo. A Secretaria de Comunicação Social de Passo Fundo, questionada sobre atualizações ou previsão de adoção de protocolos da bandeira amarela, informou que não há novidades sobre o assunto.

Indicadores

Passo Fundo não tem nenhum indicador em bandeira preta nesta semana. Os dados analisados são do período de 02 a 08 de outubro. Dois indicadores específicos da região estão em bandeira vermelha: número de hospitalizações confirmadas para COVID-19 nos últimos sete dias por 100 mil habitantes e projeção de óbitos para o período de uma semana para cada 100 mil habitantes.

Outros dois indicadores específicos ficaram em bandeira amarela: a razão de hospitalizações confirmadas para COVID-19 nos últimos sete dias por hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas nos sete dias anteriores e a razão de ativos na última semana por recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana.

Estado

O Estado recebeu apenas um pedido de reconsideração ao mapa preliminar da 23ª rodada do Distanciamento Controlado. O pedido era de Três Arroios para passar de bandeira laranja para amarela, no entanto o pedido foi negado.

Pela primeira vez desde o fim de junho, o Rio Grande do Sul volta a ter regiões classificadas em bandeira amarela. As regiões de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas são as três que apresentaram melhora e passaram para bandeira amarela. As outras 18 regiões seguem classificadas como bandeira laranja.

Em todo o Estado, se verificou uma estabilidade ou melhora na maioria dos indicadores monitorados pelo Distanciamento Controlado, como registros de novas hospitalizações (-29%) e óbitos (-7%). Houve estabilidade no número de internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou por Covid-19 em UTIs e um leve aumento nos internados com Covid-19 em leito clínico.

Mesmo contabilizando pacientes internados por outras causas, os números apontam leve queda na quantidade de UTIs ocupadas. A manutenção do total de leitos de UTI se traduziu em leve aumento na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19.

A melhora de indicadores tem sido verificada nas últimas três rodadas. Na 21ª, todas as 21 regiões foram classificadas em laranja, e na 22ª, somente a região Covid de Santa Maria ficou em bandeira vermelha. A 23ª rodada, por sua vez, traz três regiões em bandeira amarela e 18 em bandeira laranja. 

Notícia atualizada às 17h03

Gostou? Compartilhe