A Prefeitura de Passo Fundo anunciou que a partir desta semana iniciará o processo para que as escolas particulares de educação infantil possam voltar a funcionar. Num primeiro momento, a liberação é apenas para escolas com até 200 alunos, que trabalham exclusivamente com Educação Infantil.
É imprescindível que as escolas tenham um termo oficial de consentimento de pais ou responsáveis, autorizando a criança a voltar. Ainda, todos os professores e funcionários serão testados pelo município durante esta semana. Em caso positivo, a pessoa será afastada por 14 dias.
Além da adequação das escolas às normas sanitárias estabelecidas nos decretos estaduais, a delimitação será de 50% da capacidade do número de alunos. A Prefeitura fará acompanhamento das escolas e dos protocolos estabelecidos.
O escalonamento segue orientação do Ministério Público e o retorno deverá ser feito em etapas. O início pela educação infantil é motivado pelo menor número de alunos e facilidade de monitoramento. Na próxima semana, o Município deverá se reunir com as escolas de grande porte, para discutir condições e prazos de um possível retorno, que ainda não tem data definida. Escolas públicas municipais e estaduais seguem fechadas.