Nujur mantém segurança na prática jurídica

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o Núcleo de Práticas Jurídicas adotou o modelo online de atendimento à comunidade

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Atendimentos podem ser solicitados de forma virtual (Foto: Divulgação)Atendimentos podem ser solicitados de forma virtual (Foto: Divulgação)
Atendimentos podem ser solicitados de forma virtual (Foto: Divulgação)
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Em 2020, o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur) da Imed se reinventou. Para garantir a segurança de alunos, professores e da comunidade atendida, o Nujur seguiu com o atendimento à comunidade e com as aulas práticas, mas de forma online. 

 Os videoatendimentos e as videoaulas permitem que os alunos sigam desenvolvendo a prática jurídica, atendendo às centenas de processos que são acompanhados pelo Nujur. “A partir de meios eletrônicos e novas tecnologias, nós conseguimos equilibrar os atendimentos dos nossos alunos em suas casas, ao passo que não deixamos de lado as centenas de processos que nós temos no Nujur, continuando com a qualidade no atendimento e na prestação pedagógica. Essa é a meta e a essência que desde 2008 o Nujur traz, fazendo a diferença na região de Passo Fundo”, destacou o professor de Estágio I do curso de Direito da Imed, José Carlos Kraemer Bortoloti.

 Segundo a coordenadora do Nujur, professora Lívia Copelli Copatti, desde o início da pandemia houve muita incerteza sobre como seria a continuidade dos estágios e o acompanhamento dos processos de responsabilidade do Núcleo, mas "graças ao suporte da IMED, da equipe da secretaria do Nujur, que atuou de forma dinâmica e competente, bem como, dos professores de Estágio Obrigatório, foram feitas adequações no funcionamento do Núcleo que garantiram a segurança necessária para colaboradores, alunos e aos assistidos do Nujur mantendo, assim, a presteza e a qualidade de sempre".

 Além disso, o Posto do Juizado Especial Cível da Imed também teve que passar por adequações, orientadas pelo Poder Judiciário e organizadas pelos estagiários do JEC/IMED, passando a realizar os atendimentos por e-mail e pelo whatsapp e com audiências de conciliação e instrução no formato on-line pela Plataforma Zoom. "Além disso, foi realizada a seleção de três novas conciliadoras que já estão acompanhando as audiências desde o mês de agosto e, passam, a partir de novembro de 2020, a atuar diretamente nas audiências", acrescentou a professor Lívia. 

 Para os colaboradores e professores que seguem atuando presencialmente no Núcleo e no JEC/Imed, uma série de medidas foram implementadas, como a higienização das dependências da unidade diariamente, o uso de máscaras obrigatórias, a disponibilização de álcool gel 70% e a orientação para a higienização de mãos e limpeza do ambiente. 

 

Atendimento

A comunidade que necessita de auxílio jurídico pode entrar em contato com o Núcleo de Práticas Jurídicas pelo telefone e WhatsApp (54) 3045-9083 ou e-mail [email protected]. O JEC atende pelo WhatsApp (54) 99663-8040 e pelo e-mail [email protected].


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