Um espaço para pôr em prática os conhecimentos da engenharia

Núcleo de Tecnologia Mecânica da UPF realiza diversos ensaios que, além de contribuírem com a formação dos estudantes, auxiliam profissionais e empresas

Por
· 2 min de leitura
No Núcleo, vinculado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), são desenvolvidas diversas atividades (Foto: Divulgação/UPF)No Núcleo, vinculado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), são desenvolvidas diversas atividades (Foto: Divulgação/UPF)
No Núcleo, vinculado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), são desenvolvidas diversas atividades (Foto: Divulgação/UPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desenvolver trabalhos, projetos e pesquisas que beneficiem tanto os acadêmicos da Instituição quanto a comunidade em geral é uma das marcas da Universidade de Passo Fundo (UPF). E dentre as diversas ações realizadas, estão as do Núcleo de Tecnologia Mecânica – CMPP, que fornece recursos necessários para que os estudantes do curso de Engenharia Mecânica e das demais Engenharias possam executar atividades práticas, bem como sejam feitos vários tipos de ensaios, capazes de ajudar profissionais liberais e empresas.

No Núcleo, vinculado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), são desenvolvidas muitas atividades, com destaque para a análise de falhas em materiais, a metalografia, a macrografia, os ensaios de tração, a compressão, o impacto, o dobramento, a dureza, a composição química, os ensaios de corrosão, o desenvolvimento de protótipos, os processos de soldagem com robô, os ensaios de fadiga, a usinagem e a impressão 3D.

De acordo com o supervisor do espaço, professor Me. Lucas Zavistanovicz, os próprios acadêmicos realizam estas ações, com acompanhamento dos técnicos e professores. “A prática é essencial para o aprendizado, pois o estudante consegue comprovar os conceitos repassados em sala de aula. Além disso, ela prepara melhor o acadêmico para o mercado de trabalho, pois, nas aulas, ele vivencia situações reais que encontrará no ambiente de trabalho. O estudante que passa pelo Núcleo de Tecnologia Mecânica está preparado para o mercado, pois ali aprende a identificar, a analisar e a solucionar diversos problemas de engenharia”, destaca.

Segundo o docente, no Núcleo, os acadêmicos também têm a possibilidade de desenvolver seus trabalhos finais de graduação, além das dissertações de mestrado, teses de doutorado e pesquisas. “Todos os cursos se beneficiam com o nosso trabalho, principalmente as Engenharias e a Odontologia. Para este último, são realizados ensaios de rugosidade, microdureza, macrografias, usinagem de peças, impressão 3D de próteses e ensaios de fadiga”, relata.


Serviços prestados para empresas e profissionais

O envolvimento constante dos estudantes nas práticas permite a prestação de serviços para empresas de máquinas agrícolas, automotivas, engenheiros, arquitetos, entre outros, fazendo com que o espaço se destaque em estrutura e tecnologia. “Muitos dos ensaios são inéditos e contribuem em várias áreas. Por exemplo, na área metalmecânica e civil, são geralmente realizados ensaios destrutivos e não destrutivos, com o objetivo de verificar a resistência dos materiais quando submetidos a determinadas condições”, comenta Zavistanovicz.

Por serem diferentes, cada ensaio possui um custo específico. Pessoas físicas e empresas que desejam procurar o Núcleo de Tecnologia Mecânica podem fazer contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8211. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.


Gostou? Compartilhe