Prorrogada duas vezes, a primeira pelo estado e a segunda pelo município, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite chega ao fim nesta sexta-feira (27) em Passo Fundo. O balanço da Secretaria Estadual da Saúde (SES), do dia 25, mostra que a cidade chegou a 75% da cobertura vacinal, quando a meta era 95%. Mais de 9,9 mil crianças deveriam ter sido vacinadas e foram aplicadas 7,5 mil doses.
“Não é o que nós gostaríamos, a gente queria que fosse os 95% ou, melhor ainda, 100%”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta.Como a campanha é para aplicação da dose extra, as crianças que não receberem a vacina até hoje não poderão mais ser vacinadas com essa dose. “A partir da semana que vem é só a de rotina”, explicou Marisa.
A população-alvo para a vacina contra a poliomielite são as crianças de um a cinco anos incompletos, que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação. “Se não tiver a imunização completa pode ser que pólio, que é uma doença muito grave, possa retornar ao Brasil”, destacou Marisa.
A população de crianças menores, de um ano, é a que menos recebeu a vacina na cidade. A cobertura nessa faixa etária é de 70,93%. “Depende dos pais, às vezes talvez não queiram estar expondo as crianças por causa do coronavírus. As unidades de saúde estão todas preparadas, seguindo os protocolos sanitários para que elas possam ir e receber essa dose extra”, afirma Marisa. A imunização é maior entre crianças de quatro anos, a cobertura é de 81,41% nessa faixa etária.
Multivacinação
Também termina hoje (27) a campanha de multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com até quinze anos incompletos. Algumas vacinas devem ser aplicadas em idades específicas, como a vacina ACWY, que previne meningite e outras infecções e passou a ser disponibilizada na rede pública neste ano. Ela deve ser feita na faixa entre 11 e 12 anos.
Locais
- Cais Boqueirão
- Cais Hípica
- Cais São Cristóvão
- Cais Vila Luíza
- ESF Adolfo Groth
- ESF Jaboticabal
- ESF Adriana Lírio
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Planaltina
- ESF Ricci
- ESF Santa Marta/Donária
- ESF São Cristóvão
- ESF Zachia
- ESF Jerônimo Coelho
- UBS Ivo Ferreira
- UBS Adirbal Corralo
- UBS Vila Nova/Santa Maria
- UBS Parque Farroupilha
- Ambulatório de Especialidades
- Ambulatório São José
- Ambulatório São Luiz Gonzaga
- Central de Vacinas
- ESF Jardim América
- ESF Valinhos
Horários de atendimento
- UBS, ESF e Ambulatório: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
- Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.