A necessidade de melhorias no trecho da ERS 324 que abrange o acesso a bairros de Passo Fundo foi pauta de uma reunião, na tarde dessa terça-feira (1º), entre representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público e Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), além de empresários e lideranças comunitárias. Os participantes debateram e sugeriram possíveis soluções que melhorem a mobilidade urbana no trajeto, dando mais segurança aos moradores e motoristas que circulam pela via.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Saul Spinelli, que tem ajudado a coordenador o trabalho, o movimento em torno de alterações no fluxo da ERS 324 acontece desde fevereiro de 2019. Ele relata que a principal dificuldade registrada no trânsito do trecho diz respeito à falta de sinalização e ao fluxo intenso de automóveis, que trazem insegurança àqueles que precisam transitar pela rodovia diariamente.
Conforme explica o vereador, atualmente, o acesso e a saída de bairros como Santa Marta, Parque do Sol, Xangrilá, Schisler, Nenê Graeff, Dona Júlia e Integração acontece diretamente pela rodovia, colocando em risco os moradores desses locais. “Hoje, a população tem dificuldade tanto para acessar quanto para sair, porque a rodoviária está entroncada, com muitos carros e caminhões nos horários de pico, o que causa dois principais problemas: a demora e a falta de segurança”, explica.
Para o Superintendente da 6ª Superintendência Regional do Daer de Passo Fundo, Luís Antônio Moreira Teixeira, o trânsito não foi capaz de acompanhar o crescimento da cidade, especialmente com a chegada de empreendimentos que aumentaram o fluxo de motoristas e pedestres no trecho em questão. “É um problema de mobilidade urbana mesmo”, destacou durante a reunião.
Soluções sugeridas
Para contribuir com a mobilidade no trecho da ERS 324 que dá acesso a uma dezena de bairros de Passo Fundo, os representantes apresentaram uma série de sugestões que visam reduzir o risco de acidentes e desafogar o trânsito. “A nossa ideia é ações a curto, médio e longo prazo”, introduz Saul.
As ações a curto prazo, ainda conforme descreve o presidente da Câmara de Vereadores, incluem obras de sinalização, iluminação e melhoramento do acesso à rodovia. “Inclusive, mexendo nos quebra-molas, para que os carros que estão na rodovia diminuam a velocidade e, assim, os carros que acessam e saem do bairro tenham mais facilidade”.
Já a médio prazo, os projetos apresentados sugerem a construção de um túnel ou viaduto, tanto para carros quanto para ônibus, que promova a ligação entre os bairros com acesso à rodovia. “Para isso, ainda precisaremos de estudos técnicos e a elaboração de projetos”, antecipa Saul. “Por fim, a longo prazo, o que buscamos é o trevo que dá acesso ao Parque do Sol e à Schisler. Ele já está autorizado e estamos estudando a questão de prazo para execução e cobrando da empresa que já deveria ter feito esse trabalho”.
Representando a Secretaria de Segurança Pública, o secretário adjunto Ruberson Stieven mencionou, também, que a pasta estuda a possibilidade de trocar a preferencial no Trevo da Caravela. No entanto, todas as soluções propostas pelos representantes são, por ora, apenas sugestões. Elas ainda devem ser protocoladas junto ao Município nos próximos dias.