Com a proposta de promover o desenvolvimento de competências e habilidades como comunicação, oratória, desinibição e argumentação, o concurso Debate Universitário contribui para uma melhor performance dos alunos na vida pessoal e profissional. O concurso possui a intenção de capacitar e treinar universitários, valorizar o crescimento individual, gerar discussões sobre temas polêmicos, permitindo a formação de opinião própria, bem como promover oportunidades práticas para preparar novas lideranças.
Na manhã desse sábado (12), foi possível conhecer as equipes vencedoras em um encontro virtual na plataforma Zoom. Pela primeira vez o evento ocorreu no formato online, e assim, foi possível reunir estudantes dos campi Passo Fundo e Porto Alegre da IMED.
É a primeira vez que o Debate Universitário ocorre integrado a disciplina de Desafio de Comunicação, na qual os professores trabalham com os alunos conceitos e atividades práticas relacionadas a comunicação oral e escrita de excelência, cooperação e trabalho em equipe. Ao longo do semestre, os alunos foram preparados em workshops e internamente pelos professores da disciplina e ao final do semestre foram convidados a se desafiarem e participarem do grande debate final.
“É recompensador ver o entusiasmo e esforço dos alunos no momento dos debates. Eles se dedicaram estudando os temas, se desafiaram enfrentando seus medos como falar em público e ao final deram um show. Um aprendizado muito rico que, com certeza, só despertará a busca por mais desenvolvimento na área da comunicação, comentou a Supervisora de Ensino e Aprendizagem da IMED, Kélen Camargo dos Santos.
Durante o concurso, os estudantes de graduação participaram de um total de 20 horas de formação em oratória e embates antes do debate final, em que tiveram sua capacidade testada a partir da defesa de opiniões em temas polêmicos da atualidade.
“Foi um privilégio estarmos reunidos e conectados. Foram excelentes debates que proporcionaram momentos de muito conteúdo. Os professores da Disciplina de Desafio de Comunicação estão de parabéns pelo engajamento dos alunos que participaram dos embates”, comentou a Gerente Acadêmica da IMED, Juliana Priscila Cardozo.
A atividade foi acompanhada também pela Coordenadora Acadêmica, Gabriele Rodrigues; Gerente de Marketing, Comunicação e Relacionamento com o Mercado, Vilmarise Franceschi; e representantes da JCI.
Resultado:
3° Lugar: Equipe Debateistas – João Pedro Pilau, Antonio Levorci Neto e Camila Ramos Koehler.
Todos os integrantes recebem troféu, certificado de participação como debatedor e kit de chocolates.
2° lugar: Equipe Que momento – Michele Bertoldi, Georgea Marthina Pedott e Cintia Feldekircher.
Todos recebem troféu, certificado de participação como debatedor, kit de chocolates e um copo personalizado da IMED.
1° lugar: Equipe Os Confinados - Carol Andrade Bolzani, Marilize Araujo Ferreira e
Jeferson Pedro Mingotti.
Todos recebem uma mochila de couro da IMED, troféu, certificado de participação como debatedor e kit de chocolates.