Além do Vestibular, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece outras cinco possibilidades de fazer parte da Instituição em 2021, por meio do Ingresso Especial. Os interessados podem ingressar em um curso de graduação da UPF por meio de Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula e Seleção simplificada. Além disso, a Universidade também possibilita que os futuros acadêmicos possam conhecer sua área de atuação, antes de ingressar como aluno regular, por meio da modalidade de Disciplina isolada. O período de solicitação para o Ingresso Especial encerra no dia 16 de fevereiro de 2021. A solicitação deve ser feita em upf.br/ingresso.
Saiba mais sobre cada uma das modalidades:
- Transferência
A Transferência por ser realizada para curso da UPF idêntico ou afim, feito por aluno de outra instituição de ensino superior autorizada ou reconhecida nos termos da legislação vigente do país. A transferência para o curso de Medicina é regida por edital próprio. O período de solicitação é até 16 de fevereiro de 2021. Já o período de solicitação de Transferência com Prouni ocorre até 1º de fevereiro de 2021.
- Reingresso
Trata-se da solicitação de matrícula feita por portador de diploma de curso superior.
- Reabertura de matrícula
É destinado ao aluno UPF que está com o curso de graduação trancado e deseja retornar ao curso vinculado ou ingressar em outro curso em que haja vaga disponível nesta modalidade.
- Seleção simplificada
É a solicitação de vaga permitida, exclusivamente, ao candidato que já tenha sido vinculado à graduação da UPF ou de outra Instituição de Ensino Superior (IES) e que esteja na condição de cancelado no ato, atestada pela devida comprovação documental. Esta modalidade está condicionada à análise da Universidade e não se aplica ao curso de Medicina.
- Disciplina isolada
A UPF oferece disciplinas isoladas nos cursos de graduação em andamento. Podem se matricular, por meio desta modalidade, estudantes regulares de curso da UPF, de outra IES ou, ainda, pessoas com ensino médio concluído. A disciplina isolada não cria vínculo acadêmico com o curso. Para solicitação nessa modalidade é necessário ter, pelo menos, ensino médio concluído; haver disponibilidade de vaga na disciplina requerida e deferimento do coordenador do curso, considerando os aspectos pedagógicos a serem observados.