Vacinação em Passo Fundo começa por profissionais da saúde

Hospitais receberão lista e doses para iniciar a aplicação na tarde desta quarta-feira

Por
· 1 min de leitura
Quantitativo de doses será entregue aos hospitais Quantitativo de doses será entregue aos hospitais
Quantitativo de doses será entregue aos hospitais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Iniciará oficialmente, nesta quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 em Passo Fundo. Neste primeiro momento, de acordo com orientação do Governo do Estado e seguindo um cronograma, receberão a primeira dose da vacina 5.035 pessoas. São elas: profissionais da saúde que atuam na linha de frente na luta contra a Covid-19; idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e funcionários destes locais; além de indígenas aldeados.

Na tarde de hoje, começarão a ser vacinados os profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 nos hospitais São Vicente de Paulo, de Clínicas e Prontoclínica e na emergência do Hospital Municipal. No começo da tarde, após a entrega de relatórios com os nomes dos profissionais e setor de atuação, as instituições retirarão as doses junto à Vigilância em Saúde.

Na quinta-feira (21), iniciará a imunização de idosos e funcionários das Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Na sexta-feira (22), serão vacinados os trabalhadores dos Cais Petrópolis e Boqueirão, as equipes de vacinação das unidades de saúde da rede municipal e as equipes de salvamento dos Bombeiros, Samu, Unimed e Argus. Para a semana que vem, está prevista a vacinação dos profissionais da rede municipal que atuam na coleta de exames de Covid-19. A imunização dos indígenas aldeados é estruturada para ocorrer nos próximos dias.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, reforça que as pessoas precisam ficar atentas e respeitar as orientações da Prefeitura, não se dirigindo às salas de vacinação. “Não há necessidade para que seja feito qualquer tipo de inscrição. A imunização seguirá a quantidade de doses disponíveis. O Município informará como a vacinação será realizada para cada grupo”, observa.

População deve aguardar orientações

Como, neste momento, a vacinação é feita a alguns grupos da primeira etapa, a população não deve ir até as salas de vacinação. Conforme a disponibilidade de doses, os outros grupos contemplados na primeira etapa de vacinação serão chamados. Esse é o caso de demais profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais acamadas em domicílio.

Gostou? Compartilhe