O início do ano letivo da rede municipal está programado para o dia 1 de março. Embora, por causa da pandemia, o formato das aulas não esteja definido, os novos alunos da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental, assim como os que solicitaram transferência, deverão ser matriculados nas instituições para as quais foram designados até esta sexta-feira (12).
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, esclareceu que, em decorrência da Covid-19, a volta às aulas ainda é discutida pelo Município, que avalia com as escolas a possibilidade de o ensino ser remoto ou híbrido. “Estamos trabalhando para criar um contexto seguro para que professores, servidores e estudantes possam retomar as atividades escolares. A Secretaria está fazendo o estudo dos possíveis cenários para a data prevista de início do ano letivo e estruturando planos de ações a serem discutidos com a comunidade escolar ainda em fevereiro”, afirmou.
O período de matrículas foi aberto na segunda-feira (8). As escolas estão recebendo as famílias durante as manhãs e tardes. É possível consultar informações sobre a instituição de designação no site da Prefeitura, no Sistema de Gestão Educacional.
Para a etapa da pré-escola, a expectativa é de 1.900 novos alunos. Já as escolas de ensino fundamental deverão receber 900 novos estudantes, considerando que grande parte das vagas já estavam preenchidas pelos estudantes que frequentaram as escolas de educação infantil em 2020.
Documentação necessária
Confira a lista de documentos necessários para a matrícula:
- Certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;
- CPF do aluno;
- Carteira de identidade ou CPF dos responsáveis;
- Comprovante de residência (preferencialmente, no nome dos responsáveis legais pelo aluno). Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa que não o pai ou responsável, deverá ser anexado um documento comprobatório de que a família reside de fato naquele endereço;
- Carteira de vacinação e documento comprobatório de atualização das vacinas;
- Cartão do SUS;
- Se possuir, laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade;
- Certificação de conclusão da pré-escola II (facultativo);
- Foto 3x4 do aluno.
Mais informações
Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a escola de designação ou com a Secretaria Municipal de Educação.
Educação infantil - (54) 3316-7210
Ensino fundamental - (54) 3316-7187
E-mail: [email protected]