A abertura de dez novos leitos de UTI destinados para pacientes com Covid-19 no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi anunciada nesta manhã (20). A decisão vem após a classificação da região em bandeira preta no Distanciamento Controlado. O anúncio foi feito pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, em parceria com a direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
A nota divulgada pela Prefeitura ainda informa que o município aguarda a publicação de um novo decreto estadual com as regulamentações oficiais acerca das medidas e protocolos sanitários de distanciamento social em razão da inclusão da região em bandeira preta.
Também foi determinado que a Secretaria de Saúde trabalhe em um plano de expansão de unidades para triagem e atendimento de casos sintomáticos e suspeitos de coronavírus. “Já transformamos o CAIS Boqueirão em uma segunda unidade de referência para garantir o melhor acolhimento à população e vamos analisar como ampliar a rede de cobertura”, disse Pedro, acrescentando que estas ações serão confirmadas nos próximos dias, a partir dos pareceres jurídicos que foram solicitados à Procuradora-Geral do Município.
Para atender a determinação do Governo do Estado, que impôs a suspensão das atividades públicas e privadas que gerem aglomeração no horário das 22h às 5h, a partir deste sábado (20), o prefeito orientou o aumento da fiscalização às secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento Econômico. “Precisamos contar com o apoio e a cooperação de todos os passo-fundenses no enfrentamento à Covid-19. Sabemos que é uma tarefa difícil, mas a responsabilidade é coletiva”, declarou o prefeito.
As direções Técnica, Médica e de Enfermagem do HSVP deliberaram pela montagem destes novos leitos em função do agravamento da pandemia, de acordo com o superintendente Executivo do hospital, Ilário De David. “Levando em consideração a ocupação de 100% dos leitos de UTI para esta finalidade, achamos importante esta decisão. A partir disso já iniciamos o trabalho de liberação e montagem dos equipamentos e das equipes profissionais que irão atender neste setor. A nossa previsão é de que estes leitos já estejam disponíveis nos próximos dias da semana que vem”, reforçou De David.