As aulas iniciaram, em formato remoto, nesta segunda-feira (1) para a rede municipal. Ao longo do dia, alunos e suas famílias tiveram acesso a encontros virtuais, programados pela Secretaria de Educação para dar as boas-vindas e estimular um ano letivo de construção coletiva de conhecimentos.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, afirma que o cronograma das escolas foi estruturado com atividades remotas por conta do cenário da pandemia e que a efetivação das propostas contará com o envolvimento de toda a comunidade escolar. “É fundamental que se registre que o retorno remoto em março foi uma opção estratégica da rede a fim de que pudéssemos estar preparados do ponto de vista de infraestrutura e pedagógico. A rede é formada por 71 escolas e precisamos pensar no todo”, destaca.
No primeiro dia do ano letivo de 2021, foram projetados três encontros. O primeiro, às 9h30, foi direcionado aos quintos e nonos anos, a partir da discussão “Estudar pra quê?”, que chama a atenção para a postura dos estudantes no contexto do processo de ensino-aprendizagem, incentivando a sua independência e identidade. As atividades foram desenvolvidas pelo professor e sociólogo Ivan Dourado e pelo contador de histórias Cássio Borges.
Durante a tarde, após as 15h, foi a vez das crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Sob a temática “O mundo mágico da escola”, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, com o apoio da Biblioteca Pública Arno Viuniski, levou uma mensagem sobre as instituições serem espaços de descobertas.
À noite, o encontro foi com as famílias, em uma discussão sobre a “Educação para além da escola”. Na reunião on-line, que iniciará às 18h30, o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Angelita Scottá, e a promotora Regional de Educação, Ana Cristina Ferrareze, falarão sobre a importância dos pais ou responsáveis na vida escolar das crianças e adolescentes.
Quem não conseguiu acompanhar alguma programação pode ter acesso aos vídeos, que estão disponíveis no canal da Secretaria de Educação no YouTube.
Ensino remoto
Nesse domingo (28), a Justiça determinou a suspensão das aulas presenciais no Rio Grande do Sul enquanto a bandeira for preta. A decisão é válida tanto para as escolas privadas quanto públicas.
Conforme Adriano, a medida não interfere no planejamento feito para a rede municipal, uma vez que, observando a situação da pandemia e as demandas pedagógicas a serem tratadas, o Município já tinha definido a retomada remota das aulas. “Reforçamos que o nosso retorno já estava programado para ocorrer remotamente a fim de que, ao longo do mês, possamos preparar a segurança das escolas e fazer um diagnóstico do que os nossos alunos aprenderam e não aprenderam em 2020, tornando uma possível retomada híbrida mais efetiva no que se refere à aprendizagem”, salienta.