Passo Fundo anunciou neste domingo (16) que irá publicar amanhã (17) um novo decreto municipal com protocolos para a pandemia. O decreto irá seguir as novas determinações do Sistema 3As de Monitoramento. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, adiantou que o município seguirá as normas estabelecidas pelo Estado. Desta forma, mais atividades poderão retornar. O decreto estadual permite, por exemplo, funcionamento de cinemas, teatros, casas de espetáculo e casas de shows.
As novas medidas deverão ser adotadas até o dia 24 de maio. Durante o período de vigência, os indicadores locais serão analisados todos os dias. “Vamos monitorar informações como o número de casos confirmados e ativos, a situação hospitalar e a evolução da vacinação. Se for verificado agravamento no contexto da pandemia, faremos ajustes nos protocolos. Os números serão decisivos para maior rigor ou maior flexibilização”, afirmou o prefeito. Passo Fundo está, no momento, com um novo aumento de casos confirmados e hospitalizações.
Sobre o novo modelo, Pedro afirmou que o Município dará um voto de confiança às atividades e não irá ampliar as normas, mesmo que a região defina regras diferentes das estaduais. “Pessoas de diversos setores estão sofrendo há tempo com os impactos da pandemia. Não faremos mais restrições nem flexibilizações. Seguiremos o que foi decretado pelo Estado, confiando que todos os cuidados de prevenção do coronavírus serão mantidos”, justificou o prefeito.
A fiscalização e as ações de conscientização sobre os cuidados individuais serão reforçadas. “A Prefeitura está trabalhando com a campanha Ambiente Seguro, uma iniciativa recente que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de seguirmos cumprindo todas as medidas de prevenção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento, e irá intensificar. A pandemia ainda está presente no dia a dia e não é possível relaxar nos cuidados individuais”, ponderou.
O que diz a Ampla
O presidente da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), prefeito Iura Kurtz, de Marau, observou que a tendência da região também é de manter, neste primeiro momento, o modelo padrão do Estado, sem maiores flexibilizações, respeitando e acompanhando os números da próxima semana. A posição oficial da Ampla será divulgada nesta segunda-feira.