A limpeza do Rio Passo Fundo será intensificada nas margens do rio atrás da Prefeitura até a ponte da Avenida Sete de Setembro ao longo da próxima semana. A ação integra a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado neste sábado (5).
Conforme a secretária municipal do Meio Ambiente, Gabriela Engers, as atividades de conservação são realizadas no ano todo e o reforço terá como objetivo alertar a população sobre os prejuízos causados ao recurso natural pelo descarte irregular.
De acordo com a assessoria da PMPF, de 2015 até o momento, foram retiradas do Rio Passo Fundo mais de 1,3 mil toneladas de lixo, a partir das barreiras de contenção, caixas e limpeza interna.
Descarte adequado de resíduos sólidos
No ecoponto municipal, ressaltou a PMPF, haverá a troca de resíduos recicláveis por uma muda de árvore nativa. Como forma de estimular o destino adequado e a contribuição às cooperativas de reciclagem, serão distribuídas mudas de quaresmeira, ipê roxo e amarelo e guabiju.
Ainda, haverá o fornecimento de adesivos para que a comunidade possa identificar em casa as lixeiras de descarte de recicláveis e orgânicos, com a disponibilização de um material gráfico com informações sobre a importância de os resíduos terem um destino adequado.
Buscando ampliar o número de locais para descarte correto na cidade, a Prefeitura também irá inaugurar um novo ecoponto para descarte de recicláveis. A estrutura será implementada no Paço Municipal e poderá ser utilizada pela população.