Em meio às obras do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo, a pista recebe nova numeração nas cabeceiras. Antes tinha as cabeceiras 08 e 26 que agora passam para 09 e 27. Esses números representam as posições indicadas na bússola quando o avião está alinhado na cabeceira. Assim, quando uma cabeceira é a 09, o avião decolará e pousará no sentido Leste (90º) e 27 Oeste (270º) no sentido contrário. Porém mesmo sendo uma reta, sofreu alterações por questões astronômicas. De acordo com o Comandante Naerton Rorato, “a Terra flutuando no espaço sideral exerce os movimentos de rotação e transição que causam uma precessão”. Essa alteração é contínua, lenta e induzida pela gravidade do eixo de rotação. Experiente piloto comercial por 40 anos, Rorato explica que “em períodos de mais ou menos dez anos ocorre um deslocamento em relação ao Polo Norte Magnético da Terra que determina esses ajustes”. Assim, ainda que no mesmo lugar, a pista do Lauro Kortz recebeu uma nova identificação geográfica e agora é denominada “09/27”.
Pista e terminal
Desde o ano passado, o Aeroporto de Passo Fundo é um imenso canteiro de obras, recebendo melhorias e ampliações em todos os setores. Os trabalhos começaram pelo principal: a pista de pousos e decolagens. “A pista está pronta e já com a nova numeração pintada nas cabeceiras”, disse na terça-feira, Clarice Beffart, administradora do Lauro Kortz. Os 1.700 metros foram revestidos com cimento asfáltico e polímero, a base foi reforçada e aumentou a capacidade operacional para o PCN 42, podendo receber aviões com maior peso. Também foi feito o grooving, as ranhuras de aderência no asfalto, além de novo sistema de luzes laterais em LED. Simultaneamente, está em obras um novo terminal de passageiros. A estrutura metálica foi concluída há algumas semanas. Clarice informou que, com o final das obras na pista, os trabalhos foram intensificados no novo terminal e no futuro pátio de aeronaves.
Interdição
A pista está interditada desde 11 de janeiro. Havia previsão de liberação para 12 de maio, mas um novo Notam (aviso aos aeronavegantes) prorrogou a interdição até o próximo dia 30 de junho. Isso ocorreu devido ao atraso na chegada de um equipamento vindo da Itália. É o sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), formado por luzes para o auxílio visual orientando o piloto como uma rampa de descida. Encomendado em novembro, o equipamento sofreu atraso em consequência da pandemia na Itália. “Chegou a São Paulo ontem (segunda-feira)”, disse nesta terça o diretor do Departamento Aeroportuário do RS (DAP), engenheiro Leandro Taborda. Sobre a possibilidade de nova prorrogação na interdição, ele prefere aguardar um pouco. “Depois que o equipamento estiver aqui então vamos nos reunir e avaliar sobre a necessidade ou não de pedirmos uma prorrogação na interdição”, concluiu Taborda. Ocorre que, depois de instalado, o sistema PAPI necessitará de uma aferição. Esse serviço é feito exclusivamente pelo GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo, através de aeronaves com equipamentos de precisão para medições e aferições. Assim, por enquanto, a pista permanecerá fechada para operações até o próximo dia 30.
Voos para São Paulo
Além do atraso na liberação da pista, as empresas aéreas ainda enfrentam as dificuldades da pandemia. Azul e Gol são as empresas que mantinham voos regulares entre Passo Fundo e São Paulo. Já haviam cancelado as vendas de passagens para junho e, agora, suspenderam também para o mês de julho. As duas empresas disponibilizam voos somente a partir de agosto. A Azul faz o trecho entre Passo Fundo e Viracopos, enquanto a Gol opera na ligação com Guarulhos.