Gestantes e puérperas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca deverão receber a segunda dose da Pfizer neste sábado (31). A medida adotada pelo Município segue orientação do Ministério da Saúde. A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 12h.
Quem deverá seguir essa orientação
Gestantes e puérperas (que tiveram filhos em até 45 dias) que iniciaram o esquema vacinal e que, após a suspensão da aplicação da AstraZeneca nesses dois grupos, estão com a segunda dose atrasada.
Definição para mulheres que já não são consideradas puérperas
Mulheres que receberam a primeira dose da AstraZeneca e que tiveram filhos há mais de 45 dias deverão completar o esquema com a AstraZeneca.
Documentos necessários
Assim como os demais grupos, para o recebimento da segunda dose, gestantes e puérperas deverão apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e carteirinha de vacinação com o registro da primeira dose.
Outros grupos vacinados no sábado
Com o recebimento de mais 2,3 mil doses de vacinas, na sexta-feira (30), o município realizou a vacinação por faixa etária para pessoas com 31 anos. Ainda, fez a aplicação de primeiras doses para gestantes e puérperas e acadêmicos de Medicina.
Hoje, está programada uma repescagem, que seguirá enquanto houver doses disponíveis. Dessa forma, pessoas que pertencem aos grupos já vacinados e que ainda não fizeram a vacina, incluindo adolescentes com 12 anos completos ou mais e que possuem comorbidades graves, poderão ir até o CTG Lalau Miranda, também das 8h às 12h, para iniciar o esquema vacinal.
Além de segundas doses para gestantes e puérperas, haverá aplicação de segundas doses da Coronavac (Butantan) para pessoas que têm prazo de até 10 de agosto para completar o esquema vacinal.
Ao todo, já foram aplicadas em Passo Fundo 110,5 mil primeiras doses, 54,4 mil segundas doses e 5,1 mil doses únicas.