Primeira dose da vacina já foi aplicada em 70% dos passo-fundenses

Grupos de 30 a 39 anos predominam na adesão; 39% dos moradores estão com o esquema vacinal completo

Por
· 3 min de leitura
Segundo a SES, 39% dos moradores completaram o esquema vacinal. Foto: Michel Sanderi/PMPFSegundo a SES, 39% dos moradores completaram o esquema vacinal. Foto: Michel Sanderi/PMPF
Segundo a SES, 39% dos moradores completaram o esquema vacinal. Foto: Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o avanço na imunização contra o coronavírus, 70% dos passo-fundenses considerados vacináveis já receberam a primeira dose. Até a segunda-feira (6), 145.872 vacinas foram aplicadas na população local com predomínio de adesão entre os munícipes com idades entre 30 a 39 anos, segundo indica o Painel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES).  

Isso significa que sete em cada dez moradores estão parcialmente imunizados contra a doença que acometeu 36,4 mil passo-fundenses desde o início da pandemia. Ainda conforme a SES, 39% da população local está com o esquema vacinal completo e 5.207 receberam a dose única da Jansen. “Esse é um número de equilíbrio para a imunização. Lembramos que ainda necessitamos completar o esquema vacinal”, considerou a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati. “Em termos de saúde pública, ultrapassar os 90% de cada grupo etário significa êxito na mobilização”, afirmou. 

Do total de doses da CoronaVac, AstraZeneca, Jansen e Pfizer aplicadas no município, detalha o Painel, 71 foram administradas em pessoas em situação de rua, enquanto 24.938 em não residentes; 795 em gestantes; 1.384 em pessoas privadas de liberdade; 829 em munícipes com deficiência; 8.283 profissionais da educação e 28.108 com comorbidades. A interface da SES contabiliza, ainda, 30.566 trabalhadores da saúde imunizados e 367 profissionais da limpeza urbana com, ao menos, uma dose dos imunizantes.  

Reestruturação 

Após reestruturação da campanha com a descentralização do CTG Lalau Miranda, as aplicações serão realizadas em 17 unidades de saúde em Passo Fundo.  

Um dos locais que fará as aplicações é a Unidade Básica de Saúde (UBS) Planaltina. A gerente do espaço, Cátia Rovani Seibel, falou sobre a expectativa da equipe. "Esperamos uma grande movimentação, pois deveremos receber pessoas do entorno do bairro. Mas temos uma sala de vacinação adequada para que o processo seja tranquilo", disse. 

Para otimizar o fluxo de atendimentos, diz a assessoria de imprensa da PMPF, a unidade tem dialogado com as famílias da região. "Estamos organizando com as famílias para que quem tem outras vacinas para fazer venha até a unidade pelo período da tarde", descreveu Cátia. 

As 17 unidades que vacinarão contra a Covid-19 foram escolhidas a partir de critérios como localização e condições para armazenamento, como identificou a secretária de Saúde de Passo Fundo. “As condições técnicas dos nossos vacinadores e das salas de vacina são muito adequadas. Nós pensamos em logística de distribuição, características físico-químicas das vacinas e acessibilidade. Vamos analisar o novo formato e, se constatarmos a necessidade, modificaremos estratégias. Queremos continuar tendo um satisfatório andamento da vacinação e acreditamos que essa transição será tranquila para as equipes de saúde e para a população”, considerou Cristine. 

A descentralização, estimou a secretária, além de aproximar a vacinação das comunidades, vai impactar em todo o atendimento da atenção básica. “São muitos profissionais envolvidos na vacinação contra a Covid-19, que foram remanejados de seus locais de trabalho. As unidades também precisam que eles retornem para atender os usuários do Sistema Único de Saúde em outras necessidades da população”, ponderou Pilati.  

Cronograma 

A vacinação com segundas doses será realizada de segunda a sexta-feira. Em cada dia, haverá a aplicação de um único imunizante, garantindo o melhor aproveitamento. A ideia é que haja um dia para AstraZeneca, dois para Pfizer e dois para Coronavac, que são as vacinas disponíveis na rede. 

Diante da definição das datas de aplicação de cada vacina, a Prefeitura publicará o cronograma semanal de vacinação. Os públicos-alvo serão chamados conforme o aprazamento da carteirinha de vacinação e faixa etária. Quem não lembra da sua data programada para a segunda dose poderá consultar pelo aplicativo Conecte SUS. 

Na quarta-feira (8), haverá aplicação de AstraZeneca para quem tem prazo de até 13 de setembro para completar o esquema. Já na quinta (9) e sexta-feira (10), será disponibilizada Pfizer para quem tem até 17 de setembro para a conclusão. 

Onde se imunizar 

Com a descentralização, as aplicações serão realizadas também nas UBSs do Parque Farroupilha e Vila Nova; ESFs São Luiz Gonzaga, Adirbal Corralo, Planaltina, São Cristóvão, Nenê Graeff, Santa Marta/Donária, Adolfo Groth, Jaboticabal e Zachia, além dos Cais Hípica, Vila Luíza e Boqueirão; Ambulatórios São José e de Especialidades e na Central de Vacinas.  


Gostou? Compartilhe