Seja no quintal de casa, nas praças, parques, campos, centros urbanos ou outros locais, as árvores estão presentes e, muito mais do que apenas fazer sombra, elas possuem inúmeros benefícios. Conforme o Massachusetts Department of Conservation and Recreation, as árvores tem capacidade de absorver entre 55 e 109 quilos de gases poluentes, são grandes aliadas na neutralização da pegada de carbono e nos impactos globais gerados, influenciam na temperatura das cidades, reduzem a poluição sonora, entre inúmeros outros benefícios, que tornam fundamental a sua plantação, restauração e conservação.
A sustentabilidade faz parte dos valores da BSBIOS, por isso, o Dia Nacional da Árvore, lembrado em 21 de setembro, foi comemorado por meio do incentivo de plantio de árvores. Na ocasião, foram doadas 250 mudas de árvores nativas aos colaboradores e terceirizados das duas unidades, Passo Fundo/RS e Marialva/PR. Outra atividade proposta foi a construção de uma árvore por meio de uma pintura com digitais, simbolizando a Jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), que tem como objetivo avaliar os três eixos da sustentabilidade: meio ambiente, governança e social de um determinado negócio. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em Passo Fundo e Instituto Água e Terra (IAT), no Paraná.
Para o analista de GRC, José Roberto da Silva Soveral, ações com esta trazem vários benefícios, reforçando a conscientização que necessitamos ter em relação ao nosso meio ambiente. “Isso nos incentiva a desenvolver ações que podem se tornar hábitos, não somente na Companhia, mas em nosso dia a dia. Assim, conseguimos ter uma contribuição mais efetiva para a nossa sociedade”, pontua.
A coordenadora de meio ambiente e certificações, Queli Enilda de Brum, salienta que perante as ações relacionadas à mudanças climáticas e a Jornada ESG, “a ação busca envolver os colaboradores e terceiros com o objetivo de conscientizar quanto a importância das árvores e como a sua preservação é essencial para a biodiversidade e sequestro de carbono. A doação das mudas e a realização da pintura com as digitais, demonstra que a construção de um mundo melhor está em nossas mãos”, explica Queli.