Para este mês de outubro, conhecido como o mês da criança, o Memorial Vera Cruz criou uma campanha inédita para amparar os pais em luto com a perda de um filho. A ideia é acolher esses pais que estão em processo de luto, para transformar o momento de tristeza em boas memórias para o futuro, com muito carinho e respeito. Além disso, a campanha abre espaço para receber pais e mães que sofreram perdas gestacionais e que são julgados por sofrerem pela perda.
A campanha é intitulada “No céu tem anjo? ”, e durante todo o mês de outubro o Memorial Vera Cruz disponibilizará um ambiente temático para isto, com uma decoração planejada para receber e confortar essas pessoas em luto.
No local, os familiares encontrarão uma mensagem acolhedora gravada em áudio, poltronas para o seu bem-estar, e uma mesa com materiais para quem quiser expressar-se por meio das cores e das palavras. Na parte central do ambiente, os visitantes encontrarão uma caixa coletora em formato de nuvem, que acolherá cartões, fotos e objetos dos quais os pais e mães queiram se desapegar.
Os objetos depositados neste local serão entregues à ONG Amor, que auxilia centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é que entre na sala uma família por vez, para que as pessoas possam se sentir mais à vontade durante o momento de relembrar boas memórias e expressar os sentimentos.
Uma campanha inédita
Com a crescente valorização de datas especiais para homenagear entes queridos, a equipe do Memorial Vera Cruz identificou a oportunidade de também amparar um nicho que ainda não contava com nenhum apoio. “No momento, em nível nacional, não há nenhuma empresa do segmento funeral falando sobre essa data tão importante. E acolher essas famílias também é um dever nosso”, enfatiza a supervisora de comunicação do Memorial, Kassiê de Carvalho.
A partir de agora, a campanha inédita e inovadora também passa a compor o calendário de eventos do cemitério e crematório, para oferecer esse acolhimento a famílias que têm sua dor silenciada.
O ponto de vista profissional sobre a campanha
O Memorial conversou com a psicóloga Eliane Dall Acqua, especialista em Psicologia da Saúde e pós-graduanda em Psicologia Perinatal e da Parentalidade, e explicou que é preciso haver uma mudança na nossa sociedade, quando o assunto é o luto. “A nossa sociedade precisa mudar a visão perante a esse luto do casal, dar o devido valor e respeito necessário para que eles possam passar por esse momento de turbulência com o maior apoio possível”, destaca.
É muito importante que os pais possam ter um espaço para chorar, sentir raiva, tristeza e o que for necessário para que eles vivenciem o seu luto. Já que está em pauta uma realidade tão difícil de ser vivenciada, que seja com respeito e com o devido valor.
O local ficará disponível durante todo o mês de outubro. Quem se interessar em conhecer o espaço, poderá fazer a visita em qualquer dia da semana. A sala fica no primeiro andar, logo na entrada pela porta da frente, o acesso fica pelo corredor à direita. Para qualquer dúvida, o Memorial fica à disposição pelo WhatsApp pelo número (54) 3314-6126. O Memorial fica na rua Erexim, nº 48, bairro Vera Cruz.