ANAC inspeciona o Aeroporto de Passo Fundo

Após as obras, o procedimento é necessário para a aferição e a certificação da pista

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Cabeceira ao lado da Efrica agora tem o número 27 (Foto – Divulgação)Cabeceira ao lado da Efrica agora tem o número 27 (Foto – Divulgação)
Cabeceira ao lado da Efrica agora tem o número 27 (Foto – Divulgação)
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Nessa semana, será dado um importante passo para a reabertura do Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo. Com a pista interditada para operações desde 11 de janeiro deste ano, a falta de homologação por trâmite burocrático determinou uma sequência de cinco prorrogações no fechamento. Agora, está programada para essa semana a vinda a Passo Fundo de técnicos enviados pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. O objetivo é realizar uma vistoria na infraestrutura que sofreu que sofreu alterações. Essa inspeção é fundamental para dar sequência aos trâmites necessários para a homologação da pista. Após essa atividade realizada em solo, será possível realizar uma aferição em voo com aeronave-laboratório do GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo. Depois de cumprir todos os requisitos necessários, o aeroporto será reaberto para operações.


Zona de proteção

As obras de melhorias na pista foram realizadas dentro do cronograma inicial. No aspecto operacional, a principal mudança técnica foi o aumento do PCN, indicador da capacidade operacional (peso-impacto) elevado para 42. Porém, devido à precessão, fenômeno natural que altera a orientação magnética em consequência dos movimentos de rotação e transição da Terra, houve alteração na numeração das cabeceiras de 08/26 para 09/27. Isso representa uma mudança de 10º no eixo magnético da pista, alterando também as cartas aeronáuticas e os procedimentos de aproximação RNAV (por GPS). Isso determina a exigência de análises que incluem o PBZPA – Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo, que estabelece as restrições impostas ao aproveitamento das propriedades dentro da ZPA – Zona de Proteção de um Aeródromo. O diretor do DAP, Departamento Aeroportuário do RS, engenheiro Leandro Taborda, explicou que a ZPA “é aquilo que está na aproximação para as cabeceiras, como edificações e antenas”.


Etapa burocrática

Na metade do ano, após análise preliminar, a etapa documental já estava cumprida e aguardava pela avaliação técnica. O trâmite ocorre no Comando da Aeronáutica, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Assim, após a inspeção em solo pela ANAC, prevista para a partir desta terça-feira, o indicativo é de que a etapa burocrática encaminha-se para a conclusão. Isso permitirá subsídios para que o pessoal do GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo, realize a aferição de equipamentos, em especial os novos PAPIs - Precision Approach Path Indicator. Os sistemas, instalados ao lado das cabeceiras, através de luzes brancas e vermelhas, permite que os pilotos visualizem uma rampa ideal de descida. Depois disso, a pista cumprirá todos os requisitos necessários para a homologação e, através de um novo NOTAM, notificação que regulamenta as operações nos aeródromos brasileiros, reabrirá para operações de pouso e decolagem. Atualmente, vigora o NOTAM E2465-R que mantém o fechamento da pista até o próximo dia 31 deste mês.


Novo terminal

Independente da liberação da pista, as obras do novo terminal de passageiros, taxiway e pátio de aeronaves tem cronograma de finalização para dezembro. E as obras seguem de acordo com o cronograma estipulado inicialmente. O novo TPS, que fica à esquerda da via de acesso ao atual, será bem mais amplo e com uma moderna estrutura. Além disso, haverá um amplo pátio pavimentado para receber até cinco aviões comerciais de porte médio. Também está em obras uma nova taxiway para permitir a ligação da pista com o novo terminal.


Empresas aéreas & aviação geral

O Aeroporto Lauro Kortz tem importância para Passo Fundo e uma grande região, propiciando a conexão com as malhas aéreas nacional e internacional. As empresas Azul e Gol, que detêm slots com voos regulares para São Paulo, cancelaram a venda de passagens tendo como origem ou destino Passo Fundo. Isso ocorre devido às sucessivas prorrogações do fechamento do aeroporto, evitando transtornos para os usuários e para as empresas. Antes da pandemia, o movimento de passageiros das linhas aéreas em Passo Fundo ficava acima de 10.000/mês com pico em dezembro de 2018, quando embarques e desembarques superaram 26.000 pessoas. Assim que houver a liberação da pista, a Gol retoma a venda de passagens na ligação para Guarulhos. Já a Azul, além de Viracopos, também deverá reativar a ligação sazonal para Florianópolis.


Aviação geral

O Lauro Kortz é importante porta de embarque e desembarque para executivos e outros profissionais que utilizam aeronaves de pequeno porte, mono ou multimotores, a pistão, jatos ou turboélices que servem empresas e particulares. Aviões ambulância, militares, de instrução ou transporte de órgãos são responsáveis pelo movimento da aviação geral que representa uma média de 140 pousos/decolagens mensais em Passo Fundo. Até o fechamento para obras de melhoria na pista, muitos dos principais usuários mantinham aeronaves hangariadas no próprio aeroporto: um jato Citation, um turboélice Pilatus PC-12, um bimotor Seneca dois monomotores Cirrus e um Cessna. Mas, além desses, aviões de empresas com vínculos comerciais com Passo Fundo e região também respondiam por boa parte da movimentação do Lauro Kortz.

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