Conforme antecipamos com exclusividade em nossa edição de ontem, a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, iniciou a tão aguardada inspeção na área operacional do Aeroporto Lauro Kortz. Três funcionários do órgão, responsável pela regulamentação e segurança na aviação civil, realizam uma vistoria no aeródromo. Na terça-feira, às 15h08, eles chegaram via rodoviária no Aeroporto de Passo Fundo, quando foram recebidos por Rômulo Medeiros Saraiva, do Departamento Aeroportuário da Secretaria de Logística e Transportes do Estado do Rio Grande do Sul. A vistoria é realizada em solo e a previsão é de que seja finalizada até quinta-feira, 21. Esse procedimento é fundamental para dar sequência aos trâmites técnicos necessários, que antecedem a reabertura do aeroporto.
A precessão
A pista do Aeroporto de Passo Fundo foi interditada para operações de pouso e decolagem em 11 de janeiro deste ano e obras de melhorias foram realizadas dentro do cronograma inicial. Porém, após a falta de homologação por trâmite burocrático, o fechamento teve uma sequência de cinco prorrogações. O objetivo da visita do pessoal da ANAC é para realizar medições na infraestrutura, que sofreu algumas alterações nas obras de revitalização da pista. A vistoria é essencial para outros procedimentos que antecedem a homologação da pista. Dentre os itens em estudo, um dos mais importantes nessa avaliação está relacionado à alteração na numeração das cabeceiras de 08/26 para 09/27, o que significa uma mudança de 10º no eixo magnético da pista. Isso ocorreu devido à precessão, fenômeno natural que altera a orientação magnética em consequência dos movimentos de rotação e transição realizados pelo planeta. Mais do que uma simples mudança dentro dos quadrantes da rosa dos ventos, a alteração reflete diretamente nas cartas aeronáuticas e nos procedimentos de aproximação por GPS, através do sistema RNAV.
As cercanias
As cartas com procedimentos de aproximação, espécie de mapas inseridos nos aviônicos das aeronaves, também mudam em relação às cercanias do aeroporto e, ainda, de um longo percurso de aproximação. Isso determina a exigência de análises que incluem o PBZPA – Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo, que estabelece as restrições impostas ao aproveitamento das propriedades dentro da ZPA – Zona de Proteção de um Aeródromo. Nessa área devem ser observadas modificações em relação às elevações que podem ser prédios ou mesmo alguma antena.
A aferição
Cumpridas todas as exigências de avaliação em solo e formatação técnica das condições da área, o próximo passo será a aferição realizada em voo e, simultaneamente, apoiada em solo. Essa etapa ficará sob a responsabilidade do GEIV – Grupo Especial de Inspeção de Voo com a utilização de aeronave-laboratório, um avião equipado com instrumentos para medições de precisão. O resultado permitirá definir para quais procedimentos a pista estará certificada. O avião utilizado nesse serviço é o conhecido Embraer Legacy 500, que na FAB recebe a denominação IU-50. Porém, após as obras, no caso do Lauro Kortz também serão ajustados os novos PAPIs - Precision Approach Path Indicator. Esse sistema luminoso fica ao lado das cabeceiras da pista e, através da visualização de luzes brancas e vermelhas, permite que os pilotos mantenham o avião dentro de uma rampa ideal no procedimento de aproximação.
A homologação
Após cumprir as indispensáveis etapas de avaliações técnicas, terá prosseguimento o trâmite para a homologação da pista do Lauro Kortz. Essa etapa ocorre no Comando da Aeronáutica, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Assim, imediatamente após a homologação, o Departamento Aeroportuário do Estado irá solicitar a publicação de um NOTAM - notificação que regulamenta as operações nos aeródromos brasileiros, para retomada das operações. Atualmente, está em vigor o NOTAM E2465-R que mantém o fechamento da pista até o próximo dia 31 de outubro. Após a liberação, as empresas aéreas que mantêm slots no aeroporto devem retomar a venda de passagens tendo como destino ou origem Passo Fundo. A Gol fará a ligação com Guarulhos e a Azul com Viracopos e, ainda, voos sazonais para Florianópolis.
Obras de melhorias sem ampliação da pista
O projeto de melhorias no Aeroporto Lauro Kortz não contempla a ampliação da pista, que permanece com 1.700 metros de comprimento por 30 de largura. As novidades técnicas ficam por conta do aumento do PCN, indicador da capacidade operacional (peso-impacto) elevado para 42, permitindo a operação do novo Embraer E-2 da Azul. O novo índice ainda não permitirá receber aviões de grande porte como o 737-800 ou cargueiros. A segurança operacional aumentou com a retirada do barranco que havia ao lado do terminal de passageiros, pois alterava as condições do vento na pista. Além disso, foi feito o grooving, ranhuras transversais que facilitam a drenagem da água sobre a pista. As obras seguem com a edificação do novo terminal de passageiros, taxiway e pátio de aeronaves.