Cumprindo um roteiro de agendas oficiais em Brasília durante esta semana, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSD), reuniu-se, nesta quarta-feira (20), com diretores e técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para tratar do retorno das operações aeroportuárias no Aeroporto Lauro Kortz, interrompidas em razão das obras de reforma e ampliação da pista e do terminal de passageiros.
De acordo com o prefeito, em ambas as reuniões com os órgãos do Governo Federal responsáveis pela aviação civil no país, o Município se colocou à disposição para auxiliar nas etapas finais de liberação da pista e na continuidade das obras no terminal de passageiros. Ambas as reuniões foram acompanhadas também pelos deputados Mateus Wesp e Alceu Moreira. “É nosso interesse dar celeridade a todos os processos que resultem na retomada dos voos no Aeroporto, uma vez que isso estimula e fortalece a economia não apenas de Passo Fundo, mas de toda a região e do Estado como um todo”, defendeu Pedro.
O prefeito também esteve reunido com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que assegurou a máxima celeridade na liberação do Aeroporto e também garantiu a sequência de obras de infraestrutura no local e também em outras regiões de Passo Fundo, conforme informações da assessoria de imprensa da PMPF.
Ao mesmo tempo em que mantinha as reuniões com a ANAC e a SAC, na Capital Federal, Pedro falou sobre as equipes dos órgãos que davam início a vistoria técnica e de monitoramento do Aeroporto, uma etapa fundamental para assegurar a liberação da pista e do funcionamento do local. “Desta visita irá resultar um relatório que vai embasar as próximas definições da ANAC”, comentou o prefeito, destacando que o Município também irá atuar em outra frente de trabalho. “Vamos até Curitiba para tratar com o CINDACTA a aferição e validação dos PAPI’s e dos instrumentos de voo na pista”.
O CINDACTA, explicou o prefeito, é o órgão vinculado à Aeronáutica responsável pela verificação e controle destes instrumentos e equipamentos instalados juntos à ampliação da pista do Aeroporto Lauro Kortz. “Esta reunião em Curitiba vai ocorrer já nos próximos dias, pois há uma demanda regional e estadual para a retomada imediata das operações em nosso Aeroporto”, defendeu Pedro.
O chefe do Executivo local determinou a criação de um grupo de trabalho composto por secretários da Administração que irão acompanhar todas as etapas restantes dos processos para a retomada dos pousos e decolagens. “Vamos também estender o convite às nossas lideranças empresariais, das entidades de classe e também dos deputados que nos acompanham para que possamos somar forças nesta demanda”, argumentou o prefeito.
Ainda, o prefeito de Passo Fundo comentou que o Município articula uma nova reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite (MDB), para tratar do assunto. “Também queremos uma audiência com as companhias aéreas para falarmos sobre a ampliação das rotas regionais, dentro do programa estadual de ampliação da aviação regional no Rio Grande do Sul”, resumiu Almeida.