O asfaltamento das ruas Livramento e Luiz Lângaro impactará em mudanças no trânsito entre os bairros Boqueirão, Cohab, Independente, Dona Júlia e Nenê Graeff, numa extensão que vai da Avenida Brasil até a ERS 324. Por isso, a Prefeitura de Passo Fundo promoveu uma reunião com a comunidade para apresentar e acolher sugestões relacionadas à estrutura viária, fluxo e sinalização. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (27) com representantes das secretarias de Obras, Segurança e Serviços Gerais e presidentes de bairros abrangidos pelas modificações.
O secretário de Obras, Rubens Astolfi, destaca que o asfaltamento teve início nesta semana e que a previsão de conclusão do projeto, que será executado em dois quilômetros, é de dois meses. “A obra já passou pela primeira etapa, de reforço das redes de drenagem e canalização, com revisão da rede de água e a ligação da rede de esgoto pela concessionária Corsan. Na segunda-feira, as equipes começaram o processo de asfaltamento. Enquanto as obras são realizadas, a Prefeitura está discutindo o que pode ser feito para melhorar o trânsito na região, ouvindo a população”, pontuou.
As modificações no trânsito compõem um projeto que está sendo elaborado pela Secretaria de Segurança e que foi apresentado pelo secretário da pasta, João Darci Gonçalves. “O asfaltamento trará aumento do fluxo e da velocidade. Dessa forma, a Secretaria trouxe uma proposta para a organização do trânsito, com foco na segurança de todos os usuários. Um projeto final será construído com base também nas sugestões recebidas”, considerou.
O projeto inicial contempla: a introdução de dois redutores de velocidade físicos, sendo um próximo à Escola Municipal Urbano Ribas e outro na entrada do Bairro Cohab, com a preservação dos quatro já existentes no trecho; a regularização da proibição do estacionamento em frente ao PAR do Boqueirão, que é um segmento estreito; e uma alteração no trevo entre as ruas Livramento e Luiz Lângaro com sinalização e tachões para canalizar o trânsito, possibilitando que motoristas que vêm do sentido Dona Júlia – Avenida Brasil possam continuar fazendo uma conversão à esquerda de forma segura. Ainda, prevê a mudança de local de pontos de ônibus, que será estudada com as concessionárias de transporte público para melhorar o trânsito sem prejudicar quem utiliza o sistema.
De acordo com Gonçalves, os cruzamentos terão atenção intensificada. “O projeto não conta com modificações que irão alterar a rotina dos motoristas nas vias. Mas busca proporcionar mais segurança, especialmente, nos cruzamentos que concentram uma passagem elevada de veículos”, ponderou.
Além do planejamento feito para o trânsito, a extensão que será asfaltada terá reforços na iluminação, O anúncio foi feito à comunidade pelo secretário de Serviços Gerais, Alexandre Mello. “Todo o percurso dos dois quilômetros será contemplado com lâmpadas de LED. Serão 40 luminárias na Livramento, 30 na Luiz Lângaro e outras no trecho até a ERS 324, o que proporcionará melhora significativa na iluminação”, mencionou.
Ao apresentar as propostas, a Prefeitura também busca receber as sugestões dos moradores do entorno, que são as pessoas que mais utilizam as vias. Para o presidente do Bairro Boqueirão, Mauro Moreira, é fundamental para a comunidade a promoção desse diálogo. “O asfaltamento era uma demanda não só do Boqueirão, mas de todos os outros bairros da região pelo fato de as ruas serem de acesso. A comunidade vê as obras e essa iniciativa com bons olhos. As propostas apresentadas vão ao encontro do que os moradores pensam para melhorar o tráfego e a segurança”, avaliou.