“Quem está comprando o bronze arrancado de nossos monumentos”

Secretária de cultura, Miriê Tedesco, questiona depredação do chafariz da Mãe Preta e do monumento em homenagem a Gervásio Annes

Por
· 1 min de leitura
Foto  redes sociais secretária de culturaFoto  redes sociais secretária de cultura
Foto redes sociais secretária de cultura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Polícia Civil vai investigar a ação de vândalos que estão depredando monumentos de Passo Fundo para retirada das placas de bronze. Nesta-sexta-feira, dois locais amanheceram vandalizados. Um deles foi o Chafariz da Mãe Preta, na rua Uruguai. O local é considerado um dos pontos históricos da cidade. Os vândalos arrancaram o rosto em bronze que representava a mãe preta, além das letras que contavam a história dela e do local.

Outra ação aconteceu na praça da Tamandaré, onde foi danificado parte do monumento de Gervásio Annes. A principal suspeita é de que o material está sendo retirado para ser vendido.

A secretária de cultura do município, Miriê Tedesco, através de suas redes sociais, publicou duas notas referentes ao vandalismo. Em uma delas, questiona. “Quem está comprando o bronze arrancado dos nossos monumentos? Em outra, a secretária pergunta. “Cadê o rosto da Mãe Preta?

Miriê disse ainda estar se sentindo arrasada com a destruição. “Eu não sabia que me sentiria arrasada desse jeito. Como cidadã sempre respeitei, visitei, fiz fotos e quis saber mais sobre os monumentos de todos os lugares onde passei. Agora, na função pública, como gestora da Secretaria de Cultura e sabendo que usamos tempo, buscamos orçamentos justos, fizemos melhorias, trouxemos tecnologia que permite ampliar o conhecimento de nossa história ao simples toque de celular, tento encontrar justificativa para tal aberração, mas não tem como. Olha o que fizeram: levaram as duas últimas placas de bronze que contavam a história, em português, e na língua indígena que deu origem à lenda do Chafariz da Mãe Preta. Mas não bastou. Levaram o rosto da Mãe Preta. Levaram o rosto, vocês entendem? Desabafou a secretária.

Gostou? Compartilhe